Caminhão é flagrado descartando resíduo de construção em área de lagoa

 

Assessoria | Polícia Civil-MT

A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) flagrou, nesta quinta-feira, 22 de setembro, em Várzea Grande, um caminhão descartando irregularmente resíduos de construção civil. O crime ambiental foi constatado pela equipe policial, na região bairro Construmat, após a delegacia receber uma denúncia.

No local, conhecido como Lagoa da FEB, os policiais da Dema e fiscais da Prefeitura de Várzea Grande abordaram o motorista do caminhão, de 34 anos. Ele declarou que o despejo dos entulhos no terreno foi feito a pedido do proprietário de uma casa próxima.

Contudo, o descarte é irregular e está tipificado na Lei de Crimes Ambientais, conforme prevê o Artigo 54 – causar poluição de qualquer natureza em níveis tais, que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora. O crime tem pena prevista de um a quatro anos e multa.

O motorista foi detido em flagrante e encaminhado à Dema, autuado pelo crime ambiental. Foi aplicada uma multa no valor de R$ 10 mil e apreendido o caminhão basculante.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, relata que o meio ambiente na região metropolitana da capital vem sofrendo cada vez mais agressões. “A sociedade necessita de conscientização ambiental, para que o lixo seja descartado de forma adequada, sem infringir a Lei de Crimes Ambientais. O descarte irregular do lixo e os fluídos por ele produzido podem se infiltrar no solo e alcançar os lençóis freáticos, prejudicando a saúde da população e causando danos à fauna”, apontou a delegada.

As ações fazem parte dos trabalhos realizados pela Delegacia de Meio Ambiente na semana em que se comemora o Dia da Árvore.

Estadão Mato Grosso