Ipec: 29% dos cuiabanos não votariam em Márcia de jeito nenhum
A candidata ao Governo Márcia Pinheiro (PV) é a mais rejeitada entre os eleitores cuiabanos. Apesar de estar na base de seu marido Emanuel Pinheiro (MDB), 29% dos eleitores da Capital dizem que não votariam nela de jeito nenhum.
O dado é da pesquisa mais recente do instituto Ipec (ex-Ibope) feita em Mato Grosso, divulgada pela TV Centro América.
Analistas analisam a alta rejeição a Márcia por sua falta de preparo e pelo desgaste da gestão do marido – assim como pelas operações policiais e suspeitas de esquemas na Prefeitura.
O segundo mais rejeitado em Cuiabá é o Pastor Marcos Ritela (PTB), com 20%. Ele é seguido por Mauro Mendes (UB), com 15% e Moisés Franz (PSOL), com 11%.
Outros 8% disseram que podem votar em todos e 22% não soube ou não respondeu.
Comparando os dois candidatos com maiores intenções de votos no Estado, Márcia tem quase o dobro da rejeição de Mendes em Cuiabá.
Dos 800 entrevistados pelo Ipec, 57% se declararam católicos, e 27% evangélicos (16% disseram pertencer a outra religião ou não tem religião).
A pesquisa foi encomendada pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo. Ao todo foram entrevistadas 800 pessoas entre os dias 12 a 14 de setembro, em 33 municípios.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-07150/2022.
Confira o gráfico: