Prefeitura de Barra do Garças entrega revitalização inédita do Hospital Municipal e constrói memorial para vítimas da pandemia

O hospital aguardava por manutenção há décadas e as melhorias executadas visam oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde e mais qualidade no atendimento à população

 

Secom-BG

 

Na manhã da última terça-feira (27), a Prefeitura de Barra do Garças realizou a entrega oficial de uma revitalização inédita no Hospital e Pronto-Socorro Municipal Milton Pessoa Morbeck, após mais de dez anos de espera.

De acordo com a direção do Hospital, o local estava em condições de insalubridade e contava com ambientes com diversas infiltrações, poltronas e camas enferrujadas e rasgadas, vazamentos hidráulicos e espaços sem nenhuma acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD) ou com mobilidade reduzida.

Em julho, as revitalizações foram iniciadas, com reparos por todo o prédio, como no pátio, lavanderia, alas de internação, maternidade, centro cirúrgico e estacionamento. O prédio recebeu uma nova pintura, recuperação em toda a parte elétrica e hidráulica, troca de portas, janelas, torneiras, chuveiros, além de instalação de novos blindex, nova iluminação dos ambientes e aplicação de novos pisos e calçadas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, além da revitalização foram adquiridos diversos equipamentos novos para o local. O Hospital agora conta também com o Memorial “As mãos de Deus”, em homenagem às diversas vítimas de Covid-19, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e executado pelo artista plástico Jean Esteves.

Devido às condições que o Hospital Municipal se encontrava, a Prefeitura viu a necessidade de realizar uma revitalização emergencial, com recursos próprios do município. No entanto, Barra do Garças já conta com R$ 1,5 milhão para mais melhorias no local e mais R$6 milhões para a reforma e ampliação do Hospital, encaminhados pelo Governo do Estado de Mato Grosso, que só poderão ser aplicados após o período eleitoral.

O prefeito Dr. Adilson Gonçalves declarou que as melhorias executadas têm a finalidade de oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde e mais qualidade no atendimento à população, além de viabilizar a implantação do curso de Medicina no Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar). “Trabalhando com compromisso e responsabilidade, é possível realizar grandes transformações e o maior beneficiado com tudo isso será o povo barra-garcense”, destacou.