Quase 2 mil empregos já foram gerados desde janeiro de 2022 em Barra do Garças
Segundo a Secretaria de Indústria e Comércio, em breve cinco empresas de grande porte irão se instalar no município e juntas pretendem gerar cerca de 600 empregos diretos
Secom-BG
No início de setembro, a Secretaria de Indústria e Comércio divulgou o relatório de desenvolvimento econômico de Barra do Garças, sobre abertura de empreendimentos na cidade. O relatório traz ainda uma projeção para os próximos meses, com a instalação de cinco grandes empresas, que juntas pretendem criar cerca de 600 empregos diretos, com o início de suas atividades.
De acordo com dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nos sete primeiros meses de 2022, o município de Barra do Garças foi o que mais gerou empregos com carteira assinada na região do Vale do Araguaia.
Contabilizando 1.622 novos empregos gerados, Barra do Garças superou as cidades de Querência e Canarana, que criaram 703 e 603 novas vagas de empregos, respectivamente, de janeiro a julho deste ano.
Entre as empresas que pretendem se instalar em Barra do Garças ainda este ano, estão as concessionárias Chevrolet e CASE, além de uma empresa agrícola do Grupo Era; uma fábrica de ração chamada GS Rações Limitadas; e a empresa San Lorenzo Agroindustrial, que atua na indústria de alimentos e de biodiesel. A inauguração da Chevrolet está prevista para o dia 15 de setembro, quinta-feira.
Ainda conforme o relatório, além das grandes empresas que pretendem se instalar, 77 empresas de pequeno e médio porte já foram abertas em Barra do Garças e pelo menos 900 microempreendedores foram formalizados pela categoria MEI (Microempreendedor Individual).
De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, José Bispo dos Santos, cerca de 32 empresas estão em processo para se instalar no setor industrial. “Esse cenário é resultado de um conjunto de ações promovidas pela atual gestão municipal, juntamente com a Secretaria de Indústria e Comércio, com a finalidade de atrair e estimular a geração de empregos e renda na cidade”, declarou.