Dono de terreno nega garimpo e diz construir shopping horizontal
O eletrotécnico Cláudio Campos Araújo, de 49 anos, se apresentou como proprietário dos terrenos investigados por garimpo ilegal no Centro Histórico de Cuiabá. Ele negou o crime e alegou que pretende construir um shopping horizontal na propriedade. O terreno é do tamanho de uma casa residencial. Ao todo, são três casas.
Fiscais da Secretaria de Ordem Pública (Sorp) embargaram as obras realizadas nas residências na manhã desta sexta-feira (14). Elas estão dispostas ao lado da Escadaria do Beco Alto, uma de um lado e as outras duas do outro. A região é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Aos fiscais, Cláudio alegou que é atualmente realizado um muro de contenção e que futuramente pretende construir um shopping, um polo comercial, na região.
Ele negou o crime ambiental e também a suspeita de utilizar mão de obra em situação similar à de escravidão.
O proprietário dos casarões tem o prazo legal de dez dias para apresentar as licenças necessárias para a obra.
Em imagens aéreas feitas do local é possível ver, de vários ângulos diferentes, a quantidade de pedregulhos e tijolos de barro empilhados, tanto dentro dos quintais quanto nas calçadas e na própria escadaria, atrapalhando a passagem dos pedestres.
Do alto é possível ver as escavações ao longo do terreno, a areia empilhada e a água parada.
Veja:
Leia mais sobre o assunto:
Imagens aéreas mostram depredação no Centro Histórico; veja
Prefeitura embarga obra e suspeita de garimpo ilegal; imagens