Em seis meses, UPA de Barra do Garças realiza 37 mil atendimentos, atendendo também moradores de outros municípios

Em média, a Unidade atende mais de 200 pessoas por dia e, nesse período, quase 15 mil exames foram requisitados

 

Secom-BG

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Garças realizou, entre janeiro e junho deste ano, 37 mil atendimentos, o que resultou em uma média diária de aproximadamente 204 atendimentos.

 

Do total de atendimentos, 33.635 pacientes são moradores de Barra do Garças e 3.365 são residentes de outros municípios da região. O secretário de Saúde, Adilson Tavares, explica que a Unidade é de atendimento “porta aberta”, isto é, recebe pacientes de qualquer lugar – inclusive os que estão de passagem pela cidade. “Se um caminhoneiro que mora em São Paulo passa mal aqui e precisa de atendimento, ele vai ser direcionado para a UPA”, exemplifica o secretário.

 

Os dados registrados no sistema da UPA também indicam que, neste período, 2.010 pacientes precisaram de internações, e 995 pacientes foram transferidos para a unidade referência, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal Milton Pessoa Morbeck. No semestre também foram realizados 14.909 exames médicos que, ao todo, somam o investimento de mais de um milhão de reais na saúde pública.

 

A taxa de mortalidade registrada no semestre foi de 0,11%, que equivale a 48 mortes com assistência. De acordo com o coordenador e enfermeiro da Unidade, Phabloo Camargos, comparado com a taxa de Mortalidade Hospitalar Padronizada (TMHP) utilizada para monitorar a qualidade no cuidado oferecido, e representada por 1% de óbitos, a UPA de Barra do Garças está abaixo do indicado, sendo referência para a saúde de Mato Grosso.

 

Ainda segundo o coordenador, neste período, 2.340 pacientes em casos não urgentes se dirigiram primeiramente à UPA, antes de procurar por atendimento médico em alguma Unidade Básica de Saúde.

 

O diretor técnico da Unidade, Dr. Rafael Joviano, afirma que a alta produtividade da UPA é resultado do investimento na área da saúde e do profissionalismo dos servidores, que semanalmente são capacitados conforme o protocolo do Ministério da Saúde. “Toda a equipe tem se empenhado e realizado com maestria os atendimentos aos pacientes. Estamos sempre em capacitações, atualizando o nosso conhecimento para oferecer o melhor a população”, disse Dr. Rafael Joviano.