Garcia defende reforço pró-bolsonaro em municípios lulistas
O deputado federal eleito Fábio Garcia (União Brasil) defendeu que o grupo pró-bolsonaro em Mato Grosso mude a estratégia e “saia da bolha” para melhorar o desempenho do presidente neste segundo turno da corrida presidencial.
Inicialmente, a estratégia do grupo pró-bolsonaro e encabeçado pelo governador Mauro Mendes era focar nos indecisos.
Para Garcia, no entanto, é necessário que os militantes vão aos municípios de Mato Grosso em que o ex-presidente Lula (PT) venceu no primeiro turno.
Em Mato Grosso, Bolsonaro venceu com 59% dos votos no primeiro turno, mas no cenário nacional, o chefe do Executivo saiu em desvantagem com 6,1 milhões de votos.
“O importante é a gente conseguir levar a mensagem para quem não é Bolsonaro. Não é só uma questão de abstenção. A gente precisa dialogar com quem foi Lula no primeiro e convencê-lo a ser Bolsonaro, porque isso reduz nosso esforço. Por que aí a gente não precisaria convencer 6 milhões de pessoas, mas 3 milhões. Reduziríamos pela metade”, disse.
A declaração foi dada em reunião entre o governador Mauro Mendes (União Brasil), cúpula do partido, políticos do PL, e evangélicos nesta segunda-feira (17), na sede do União Brasil, em Cuiabá.
A crítica de Garcia é que mobilizações como adesivaços e carretas em prol do presidente podem não ter efeito, já que seria “pregar para convertidos”.
“Talvez a gente esteja pregando para as mesmas pessoas sempre e o efeito eleitoral disso é nulo. Zero. […] Talvez seja necessário organizar com mais inteligência esse esforço que será feito”.
“É mobilizar os pastores dessas cidades para irem de casa em casa. Se chegar em Poconé, Livramento e Barão de Melgaço, Acorizal a probabilidade dessa casa ser Lula é muito grande”, disse.
“É chegar nessa casa e usar os argumentos que a gente tem e todos conhecem. A sugestão é a gente sair da nossa bolha e dialogar com as pessoas”, emendou.
Dos 141 municípios de Mato Grosso, Lula venceu em 24. São elas: Acorizal, Alto Paraguai, Araguaiana, Araguainha, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Campinápolis, Chapada dos Guimarães, General Carneiro, Nortelândia, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Olímpia, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Ponte Branca, Porto Estrela, Poxoréu, Rosário Oeste, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leverger e Tesouro.
Leia mais sobre o assunto:
Bolsonaro vence em 117 cidades de MT e Lula em 24; confira
Com Mendes, evangélicos decidem elaborar “carta aos cristãos”