Imagens aéreas mostram depredação no Centro Histórico; veja

Imagens aéreas mostram o estrago feito por uma suposta obra em quintais de três residências do Centro Histórico de Cuiabá.

 

Fiscais da Secretaria de Ordem Pública (Sorp) embargaram o local na manhã desta sexta-feira (14) e suspeitam de que se trate de um garimpo ilegal.

 

As três residências pertencem a um único proprietário e estão dispostas ao lado da Escadaria do Beco Alto, uma de um lado e as outras duas do outro.

 

Nas imagens é possível ver, de vários ângulos diferentes, a quantidade de pedregulhos e tijolos de barro empilhados, tanto dentro dos quintais quanto nas calçadas e na própria escadaria, atrapalhando a passagem dos pedestres.

 

Do alto é possível ver as escavações ao longo do terreno, a areia empilhada e a água parada.

 

De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Leovaldo Emanoel Sales da Silva, tudo aponta para um caso de garimpo ilegal.

 

Além do crime ambiental, pessoas em situação de rua também estariam sendo exploradas. A região é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

De acordo com as apurações da secretaria, até o momento, foi constatado que durante a noite e aos finais de semana, caminhões deixam o local carregados de terra e entulho.

 

No local, foram encontradas muitas pedras que são grandes obstáculos à passagem de pedestres nas calçadas. 

 

Além do embargo à qualquer atividade de edificação nas três residências, a Secretaria de  Ordem Pública irá encaminhar ao Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Polícia Federal e Polícia Judiciária Civil e Ministério Público do Trabalho (MPT) informações sobre o local para que essas instituições investiguem o caso.

 

Veja:

 

 

 

 

Leia mais sobre o assunto em:

 

Prefeitura embarga obra e suspeita de garimpo ilegal; imagens

 

Mídia News