Lula x Bolsonaro: veja como os partidos se posicionam para o 2º turno
g1
Os partidos políticos passaram a divulgar seus apoios a Lula (PT) ou a Jair Bolsonaro (PL) para a disputa do 2 turno a eleição presidencial. Candidatos mais votados no 1º turno, o petista e o atual presidente se enfrentam em nova eleição no dia 30 de outubro.
Após a disputa em 1º turno no domingo, parte das siglas já se posicionaram: o PSC decidiu apoiar a reeleição de Bolsonaro, o partido Novo se colocou contra Lula e o PT, mas abriu para seus filiados votarem conforme sua “consciência e princípios partidários”.
O PDT, de Ciro Gomes, anunciou apoio à candidatura de Lula por unanimidade, conforme divulgado por seu presidente, Carlos Lupi. Segundo Lupi, Ciro “endossa integralmente a decisão do partido”, mas não participou da coletiva de imprensa do anúncio, nem se pronunciou oficialmente até o momento.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Outro partido a definir agenda pró-Lula é o Cidadania, que esteve na chapa presidencial de Simone Tebet (MDB). Presidente do Cidadania, Roberto Freire já havia indicado voto em Lula. Já o PSDB, que tinha a vice de Tebet, se reúne nesta terça-feira (2) para definir de que lado estará no segundo turno ou se ficará neutro.
Bolsonaro recebeu nesta terça-feira (4) o apoio de Romeu Zema (Novo), governador reeleito em Minas Gerais. O presidente terá palanque no 2º maior colégio eleitoral do país, no qual Lula venceu no 1º turno: 48,29% dos votos registrados (5.802.571), enquanto o atual presidente obteve 43,60% dos votos (5.239.264).
g1