Mendes: Orçamento secreto impede ações estruturantes em MT
O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou a maneira com as emendas parlamentares – de bancada e de relator – estão sendo distribuídas para os Estados.
Segundo ele, o recurso chega “fatiado” e impede que grandes ações estruturantes – que necessitam de vultuosos recursos – sejam implementados.
O chamado “orçamento secreto”, oficialmente tratada como emenda de relator, vem sendo criticada nacionalmente por que dificulta a fiscalização pelos órgãos de controle e prejudica o planejamento de políticas públicas aos Estados.
Ao Metrópoles, Mendes disse que vem chegado “muito dinheiro” por meio das emendas que são voltadas a “pequenos” projetos. Ele, no entanto, ponderou que a pulverização deles prejudica ações mais amplas das gestões.
“Isso é muito ruim para o país, porque há uma pulverização desse recurso a pequenos projetos e os grandes projetos estratégicos não estão acontecendo”, disse.
“As emendas de bancadas foram fragmentadas. Antes poderiam se dividir em dois projetos, agora pegaram a emenda de bancada e fizeram um fatiamento entre todos os parlamentares fazendo com que cada um tenha um pedacinho disso, e isso começa a ser pulverizado”, explicou.
Conforme o portal transparência do Governo Federal até hoje foram R$ 363 milhões liberados em emenda parlamentares. Mendes garantiu, que está satisfeito com o montante encaminhado ao Estado.
“Eu estou satisfeito com a vinda dos recursos, mas a forma que isso esta acontecendo, acredito não ser a melhor forma para o Brasil, os Estados e municípios enfrentarem os problemas estruturantes”.
“Por que eles só poderão ser enfrentados se houver uma concentração de recursos o que o modelo atual não esta permitindo”, completou.
Leia mais sobre o assunto:
Cidades de MT receberam R$ 345,1 milhões do orçamento secreto