Professores e alunos precisam deixar prédio após vazamento de agente químico

Acidente aconteceu na Faculdade de Farmácia da universidade – Foto: Reprodução

O Laboratório de Bioquímica Clínica, da Faculdade de Farmácia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), registrou um vazamento de agente químico nesta terça-feira (25). Alunos e professores precisaram deixar o prédio após o acidente.

A substância mercaptoetanol estava congelada dentro de uma geladeira, quando um trincamento no vidro no qual ele estava guardado causou o derramamento e a evaporação no ambiente. O acidente foi descoberto no fim da tarde, por volta das 17h30, quando algumas pessoas que estavam no local relataram estar com irritação no nariz e lacrimejamento.

Segundo nota emitida pela UFMG, “a quantidade da substância evaporada não oferecia riscos além dos sintomas citados, porém a Divisão de Segurança da Universidade foi prontamente acionada, bem como o Corpo de Bombeiros”.

Em dois blocos da universidade, estudantes, professores e funcionários precisaram se retirar, e as aulas que estavam previstas para o turno da noite desta terça-feira (25) foram suspensas. Ainda segundo a faculdade, foi realizada a ventilação do laboratório para dissipar o vapor, seguindo as orientações de emergência que foram dadas pelos bombeiros.

Nesta quarta-feira (26), as atividades da Faculdade de Farmácia retomaram o funcionamento normalmente, com exceção do Laboratório de Bioquímica Clínica. Ele ficou aberto para ventilação, e o acesso está restrito aos servidores e docentes que atuam no local.

Agora MT