UFMT é denunciada no TRE por faixa pró-Lula e contra Bolsonaro
Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi denunciada no aplicativo Pardal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por causa de uma faixa favorável ao candidato Lula fixada no campus Cuiabá. Nesta sexta-feira (21), o reitor Evandro Aparecido Soares da Silva foi intimado pela Justiça Eleitoral.
“Eleições 2022; Segundo Turno; Votar em Lula para derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas”, dizia a faixa, segundo a decisão. A denúncia foi protocolada com fotos.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
A Justiça Eleitoral fez a verificação in loco e constatou que a faixa já havia sido retirada. Porém, o juiz Luis Fernando Voto Kirche acolheu a denúncia por se tratar de um espaço público.
“Intimado o reitor da UFMT, via oficial de Justiça para que se abstenha de afixar nas dependências da Universidade qualquer forma de propaganda eleitoral, nos termos da legislação vigente” decidiu o magistrado da 1º zona eleitoral de Cuiabá.
A legislação eleitoral proíbe a fixação de cartazes e faixas, assim como outras propagandas eleitorais, em espaços públicos.
*Estagiária sob a supervisão do editor Tarley Carvalho