Cattani diz aprovar Max como chefe da AL e quer vaga na Mesa
O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) disse não ser contrário à eleição do deputado estadual Max Russi (PSB) como novo presidente da Assembleia Legislativa.
O parlamentar é o atual cotado para a função, após o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), dizer que não concorrerá novamente à função.
“O nome do Max é um nome aceitável por todos, não tem nenhuma abjeção”, resumiu Cattani ao ser questionado sobre o assunto.
“Mas ele também não veio conversar conosco ainda”, acrescentou.
Max disse já ter o apoio de ao menos 10 parlamentares, mas não citou o nome de nenhum. Para vencer, precisa de ao menos 13 votos.
Espaço na Mesa
Cattani já sinalizou a vontade de pleitear uma vaga em uma das sete cadeiras que compõem a Mesa Diretora da Assembleia.
Segundo o parlamentar, na posição em que se encontra, chamada por ele de “baixo clero”, não é possível fazer alterações dentro da Casa de Leis.
Ele afirmou que o partido dele, o PL, quer até duas vagas na Mesa, mas que não irão definir cargo.
“Não somos gulosos, somos devagarinho”, disse.
A Mesa Diretora
A Mesa Diretora é composta de sete cadeiras. A mais importante é a de presidente, que determina as datas de votações, tira e coloca em pauta projetos e representa a Casa de Leis.
A segunda mais importante é o primeiro secretário, que comanda o orçamento da Assembleia, na casa superior de R$ 500 milhões.
Há ainda as cadeiras de vice-presidente, segundo-vice-presidente, segundo secretário, terceiro secretário, e quarto secretário.