Polícia prende 7 em ação contra violência no campo; um morre
Sete pessoas foram presas e um homem morreu nesta quinta-feira (17), durante uma operação da Polícia Civil no distrito de Taquaçuru do Norte, em Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá), e em Machadinho D’Oeste (RO).
A Operação Pacificare cumpriu mandados judiciais contra investigados de uma associação criminosa que ameaçava posseiros no distrito de Taquaçuru do Norte, em Colniza, com a finalidade de usurpar as áreas por meio de intimidação.
As principais vítimas desses criminosos eram pessoas vulneráveis, como mulheres ou idosos, afirmou a Polícia. Os alvos eram escolhidos de forma que não pudessem enfrentar o grupo, que era fortemente armado.
O homem que morreu foi identificado pelas iniciais M.B.. Conforme a Polícia Civil, ele já teria atirado contra investigadores durante diligências no mês de julho. Ontem (17), durante a operação, ele novamente teria confrontado os policiais e acabou morrendo.
Inicialmente, foram cumpridos três mandados de prisão em Machadinho D’Oeste e um em Colniza, além de cinco mandados de busca e apreensão.
Em desdobramento à operação, houve quatro prisões em flagrante em Colniza e Machadinho D’Oeste.
A operação resultou em 11 apreensões de armas de fogo de diversos calibres, com fartas munições, além de vários aparelhos celulares que servirão de linha investigativa.
A soma das penas máximas dos crimes dos investigados ultrapassou quatro anos, por isso o delegado de Colniza, Giuliano Bertucini, deixou de arbitrar fiança e encaminhou os presos em Mato Grosso para o Poder Judiciário realizar audiência de custódia.
Conforme a Polícia Civil, novas investigações estão sendo abertas como desdobramentos da operação, com a finalidade de pacificar em definitivo essa localidade e evitar novas tragédias no local.
Adriano Vizoni/Folhapress
Casa de uma das vítimas da chacina
Histórico
A região, que fica no Noroeste de Mato Grosso, tem um histórico longo de violência agrária. Em 2017, houve uma chacina no mesmo distrito desta operação, em Taquaçuru do Norte, que vitimou nove trabalhadores rurais.
As vítimas foram Francisco Chaves da Silva, 56, Edson Alves Antunes, 32, Izaul Brito dos Santos, 50, Aldo Aparecido Carlini, 50, Sebastião Ferreira de Souza, 57, Fábio Rodrigues dos Santos, 37, Samuel Antonio da Cunha, 23, Ezequias Santos de Oliveira, 26, e Valmir Rangel do Nascimento, 55.
Até hoje a Justiça não condenou nenhuma pessoa pelo crime.