Prefeitura de Barra do Garças disponibiliza vacina Pfizer Baby contra a Covid-19 para bebês a partir desta terça-feira (29)

Inicialmente, o imunizante será destinado para crianças de seis (06) meses a menores de três (3) anos com comorbidades e será ofertado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) João Bento, Nova Barra I, Piracema, Vila Maria e Anchieta.

 

Secom-BG

 

A partir desta terça-feira (29), a Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará disponibilizando a Pfizer Baby, vacina contra Covid-19 para bebês de seis (06) meses a crianças menores de três (3) anos. O objetivo é ampliar a vacinação contra Covid-19 entre o público infantil e proteger as crianças.

 

Inicialmente, o imunizante será disponibilizado apenas para crianças com comorbidades, de acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização do município, Dora Dantas. “Pedimos que os pais fiquem atentos ao ciclo de vacinação infantil e levem seus filhos para vacinar. Não podemos nos descuidar”, enfatizou.

 

A princípio, devido a quantidade de doses recebidas pelo Ministério da Saúde, a Pfizer Baby será ofertada apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) João Bento, Nova Barra I, Piracema, Vila Maria e Anchieta. O horário de vacinação será das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

 

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Luanna Martins, informou que, para realizar a vacinação infantil, os pais ou responsáveis devem levar as crianças até as UBS’s informadas, com o laudos, declarações, prescrições ou relatórios médicos, ou condição de saúde, além da caderneta de vacina, cartão do SUS e um documento de identificação das crianças.

 

Confira a lista de comorbidades:

 

– Diabetes mellitus;

– Pneumopatias crônicas graves;

– Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

– Hipertensão arterial estágio 3;

– Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;

– Doenças cardiovasculares;

– Insuficiência cardíaca (IC);

– Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;

– Cardiopatia hipertensiva;

– Síndromes coronarianas;

– Valvopatias;

– Miocardiopatias e Pericardiopatias;

– Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

– Arritmias cardíacas;

– Cardiopatias congênita no adulto;

– Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

– Doenças neurológicas crônicas;

– Doença renal crônica;

– Imunocomprometidos;

– Hemoglobinopatias graves;

– Obesidade mórbida;

– Síndrome de Down; e

– Cirrose Hepática.

 

Fonte: CGPNI/DEVIT/SVS/MS.