Resultado de concurso deve ser homologado nesta quarta, mas governo não tem previsão de nomeação

Michel Alvim/Secom

O resultado final do concurso público da Segurança Pública deve ser homologado nesta quarta-feira, 30 de novembro, pelo governo do Estado. O certame foi realizado no início do ano e foi marcado por polêmicas e suspensões por ordem judicial. No entanto, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) disse que não há previsão de convocação e a nomeação dos aprovados.

Segundo a pasta, a convocação e nomeação dos aprovados são prerrogativas do governador Mauro Mendes (União), considerando as necessidades do serviço público e a capacidade financeira do Estado.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

Na época em que o concurso foi lançado, o governador afirmou que 1.200 novos servidores deveriam ser nomeados ainda em 2022.

Inicialmente, o concurso foi lançado para cadastro reserva para os cargos de oficial e soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; escrivão e investigador da Polícia Judiciária Civil; perito oficial criminal, perito médico legista e perito odonto legista da Politec.

As provas foram realizadas em fevereiro deste ano e logo começaram a surgir denúncias de irregularidades, como divulgação do caderno de questões antes da realização da prova, ausência de detectores de metal, celular vibrando em sala de aula, pessoas que fizeram selfies no local da prova.

Alguns desses apontamentos foram descartados e o governo desconsiderou a anulação do concurso.

Três meses após as provas, o certame foi suspenso por determinação judicial até que a banca organizadora, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), liberasse o acesso aos candidatos às gravações, em vídeo, do Teste de Aptidão Física (TAF).

O andamento do concurso só foi retomado após a liberação das imagens aos alunos.



Estadão MT