Rosa Neide critica fala de ministro do TCU: “Induz ao desespero”

A deputada federal Rosa Neide (PT) criticou a fala do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e afirmou que a declaração “induz o desespero na população”.

 

A parlamentar se refere a um áudio que o ministro enviou a amigos do agronegócio pelo WhatsApp na última semana.

 

Na gravação, Nardes diz que “está acontecendo um movimento muito forte nas casernas” brasileiras e que “é questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso”, para um “desenlace bastante forte na nação, [de consequências] imprevisíveis”.

 

“Quando o presidente Lula fala em alimentar o povo, o mercado entra em pânico, imagina o ministro do TCU falando sobre desenlace. O que quer dizer com isso? Ninguém tem o direito de deixar a população em pânico”, afirmou ela.

 

“Fazer um desenlace quer dizer o que? Que vão romper os laços democráticos? A pessoa não pode induzir desespero na população, por isso acho que tem que questionar”, acrescentou.

 

Após a repercussão da fala do ministro, o PT nacional que protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime contra o ministro do TCU pedindo seu imediato afastamento e a instauração de investigação.

 

Rosa Neide defendeu a postura do partido e afirmou que, devido ao momento conturbado no Brasil, é necessário pregar a paz e não incitar sentimento de desespero.

 

“O partido questionou em função de que não se pode criar uma situação de desespero no País, de achar que vai ter uma guerra civil. Temos que trabalhar pela paz, pela tranquilidade, para que as pessoas tenham renda”, concluiu.

 

Lamentou a repercussão

 

Assim que sua declaração começou a ser alvo de críticas, inclusive do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Nardes veio a público para se retratar.

 

“O Ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso”, declarou em nota.

 

“Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas”, completou.

 

Leia mais:

 

Ministro diz que ‘movimento forte’ nas casernas terá ‘desenlace’ imprevisível

Mídia News