Com apoio da Prefeitura, Incra realiza regularização fundiária de assentamentos em Barra do Garças

Após mais de 20 anos de espera, cerca de 70 famílias assentadas receberam títulos de propriedade de suas terras.

 

SECOM-BG

 

Nesta quarta-feira (07), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças, realizou a entrega de 75 títulos de propriedade e certidões de matrículas para as famílias dos assentamentos Santa Emília e Serra Verde, além da Gleba Araguaia 8.

 

A cerimônia foi realizada no Centro Cultural Valdon Varjão, com a presença do prefeito Dr. Adilson Gonçalves, do chefe da unidade avançada do Incra, João Filho e do superintendente do Incra-MT, André Welter, além da presença das famílias contempladas.

 

A regularização dessas terras só foi possível graças a parceria entre a prefeitura e a unidade local do Incra. O superintendente, André Welter, destacou a importância desse trabalho em conjunto para a continuidade de políticas públicas que beneficiem os produtores rurais.

 

“Agradeço o empenho e esforço do prefeito para que a gente desse andamento na regularização fundiária, almejamos que isso seja uma política pública contínua e que seja fortalecida através de mais parcerias como essa”, afirmou André.

 

Algumas famílias dos assentamentos e da gleba aguardavam por mais de 20 anos pela conquista do título de propriedade. Esse documento junto a certidão de matrícula garante aos produtores o direito de posse definitiva dessas terras e proporciona maior segurança às famílias assentadas, além de abrir portas para a realização de financiamentos e acesso a linhas de crédito para fortalecimento da agricultura familiar.

 

O prefeito, Dr. Adilson, também parabenizou a ação do Incra e falou sobre a importância da entrega de títulos para as famílias assentadas.

 

“O Incra através do João Filho e do superintendente André tem realizado um trabalho primoroso e importantíssimo com a regularização fundiária. Hoje está sendo um momento ímpar para as famílias assentadas e posso dizer que é de fato um sonho que está se transformando em realidade” disse.

 

Durante a cerimônia de entrega de títulos também estavam presentes o vice-prefeito Prof. Sivirino, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Leila Batista, o secretário de Desenvolvimento Rural, José Bispo, e o vereador Jairo Marques.