Deputado cita escândalos e pede a Mendes intervenção em Cuiabá
O deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) encaminhou um ofício ao governador Mauro Mendes (União) pedindo intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá devido a uma série de irregularidades e a precarização do sistema.
Na gestão do Emanuel Pinheiro, a Secretaria de Saúde teve seis secretários exonerados por escândalos
O documento, segundo o deputado, já foi assinado por mais de dez parlamentares da Assembleia. Araújo afirmou ao MidiaNews que deve receber mais assinaturas após o recesso de fim de ano.
“Não é obrigado, mas eles pediram, porque muitos também têm demandas do interior que não são atendidas pela Saúde Pública de Cuiabá, que tem a responsabilidade de fazer o processo de regulação não só para Cuiabá, mas para o Estado de Mato Grosso. Por isso também justifica o pedido de intervenção”, disse à reportagem.
No documento, elaborado na terça-feira (20), o deputado disse que a Saúde Municipal vem piorando desde 2018. Segundo ele, há falta de médicos, furos nas escalas médicas, falta de medicamentos, atrasos nos pagamentos dos médicos, dentre outros.
O ofício ainda cita diversas ações individuais elaboradas pelos cidadãos ou no âmbito coletivo pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, realizados para “inibir e reverter o quadro caótico” da gestão.
“Calha ressaltar que, nos últimos anos, durante a atual gestão do prefeito Sr. Emanuel Pinheiro, a pasta Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá teve 06 (seis) secretários exonerados por escândalos e operações envolvidos, fatos que prejudicaram e interromperam gravemente os serviços relacionados à saúde do município, prejudicando seriamente a população cuiabana”, disse em um trecho do documento.
Ainda foi citada a legislação do SUS (Sistema Único de Saúde) para enfatizar a necessidade de uma gestão solidária e compartilhada sobre o financiamento, a gestão e a execução da saúde pública.
Ao final do documento, o deputado pede a intervenção setorizada no Município de Cuiabá para abranger apenas a Secretaria Municipal de Saúde e a pasta de Saúde Municipal, com inclusão da Administração Pública direta e indireta.