Fator Bolsonaro faz 6 federais; petista mais votada fica de fora

A bancada federal de Mato Grosso eleita nas eleições deste ano foi uma das mais bolsonaristas do País. Com oito deputados, ao menos seis deles se classificam como apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

A sigla de Bolsonaro no Estado fez a maior bancada com quatro nomes: José Medeiros (reeleito), Coronel Fernanda, Amália Barros e Abílio Júnior. Consideram-se bolsonaristas, ainda, os deputados Coronel Assis (União) e Fábio Garcia (União).

 

Na eleição, o emedebista Juarez Costa, que foi reeleito, não pode emitir sua preferência pelo presidente sob pena de traição partidária. O MDB, na eleição deste ano, lançou a senadora Simone Tebet à disputa.

 

Já o deputado Emanuelzinho (MDB) manifestou apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições, posto que, assim como Juarez, não pode manifestar apoio a candidatura no primeiro turno das eleições.

 

A bancada de Mato Grosso contou ainda com apenas três reeleitos: Emanuelzinho, Medeiros e Juarez. A renovação foi de 62,5%.

 

Petista fora

 

A candidata mais votada para a Câmara Federal, no entanto, fez oposição ferrenha ao atual presidente. A deputada federal Rosa Neide (PT) teve 124.671 mil votos.

 

Entretanto, a federação dela, composta por PT, PV e PCdoB, não conseguiu somar votos suficientes para atingir o quociente eleitoral.

 

Ao MidiaNews, a parlamentar disse que apesar da derrota, está feliz pelo reconhecimento dos mato-grossenses, já que duplicou a quantidade de votos que recebeu em 2018, quando teve 51 mil votos. 

 

“Estou feliz pelo reconhecimento do trabalho, mas decepcionada pela não continuidade do mandato. São as regras do jogo, sigamos em frente”, disse.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

“Estou decepcionada, mas são as regras do jogo”, diz Rosa Neide

 

Veja quem são os 8 deputados eleitos para a Câmara Federal

 



Mídia News