Férias de mato-grossenses no Ceará terminaram em tragédia
O acidente envolvendo turistas de Mato Grosso, que terminou com duas mortes, em uma duna da cidade de Camocim, no litoral do Ceará, comoveu Mato Grosso neste ano.
Uma sequência de falhas culminou na morte das amigas Danúbia Daiane Reis, de 35 anos, e Mayra Bianca Lima Gomes, de 28.
Elas estavam acompanhadas dos maridos, DaKelvin Vittorazzi, de 30 anos, e Júlio Fernando Alves, respectivamente, além de mais um casal de amigos, Natacha Barbara, de 25, e Neilson Wilker, de 29.
Então, foi uma série de erros causada pelo próprio guia, pelo motorista. Pelo jeito que desceram a duna, vieram um pouco de lado e capotaram
Os três casais embarcaram para a viagem de férias no dia 15 de outubro. Dois dias depois (17) a fatalidade aconteceu, colocando fim à viagem programada com tanta antecedência. O carro em que estavam capotou diversas vezes e despencou do alto de uma duna.
As vítimas, sem saber, contrataram um guia não credenciado e, ainda, menor de idade, para fazer o percurso turístico, que é estampa de cartões postais.
Erros e falta de experiência
O secretário de Turismo de Camocim, no Ceará, Ricardo Vasconcelos, afirmou em entrevisto ao UOL que a tragédia aconteceu devido a uma “sucessão de erros”.
O carro era conduzido por um adolescente de 15 anos, que se apresentou aos amigos como guia turístico. Além da falta de experiência do condutor, o carro usado no percurso também não era apropriado para as manobras.
“Eles pegaram esse guia, que não é um guia, é um menor, em Jericoacoara, e vieram com aquele carro, que não é feito para subir naquela duna”, disse Vasconcelos.
Reprodução
Veículo em que turistas de Mato Grosso passeavam no Ceará
O grupo saiu de Jijoca de Jericoacoara, município vizinho, para as dunas compostas por 62 quilômetros da costa de Camocim. O local é muito frequentado por turistas e moradores que fazem o percurso com carros particulares.
“É difícil controlar o fluxo pelo lado de Jericoacoara, é preciso ter um arsenal de suporte. A gente tem que ter muito cuidado e atenção na hora de dar um selo para a pessoa trabalhar, porque a gente sabe da complexidade do local”, explicou o secretário.
Ainda segundo Vasconcelos, fazia mais de cinco anos que nenhum acidente de trânsito era registrado nas dunas.
“Aqui a gente conta no dedo quem vai se qualificar, passar por curso, mas como a gente faz limite com outros municípios, não podemos impedir ninguém de entrar. Agora a gente pretende fazer isso”, afirmou.
Após o incidente, a Prefeitura da cidade irá reforçar a fiscalização e fazer com que, nos próximos meses, todos os veículos que entrem nas praias locais sejam cadastrados.
Morte, internação e sobreviventes
Danúbia morreu ainda no local do acidente devido às graves lesões, já Mayra após duas semanas de internação, no dia 2 de novembro.
Meu amor porque você se foi, quantos sonhos iríamos realizar. Você é minha força, minha fortaleza, como irei seguir sem você meu amor
O marido de Danubia, Kelvin, teve trauma na face e fraturou os punhos. O policial Neilson teve fraturas e escoriações no rosto. A esposa dele, Natacha, quebrou o pé e machucou a cabeça. Já o marido de Mayra, Júlio, sofreu escoriações no rosto e pernas.
Comoção e homenagens
Danúbia trabalhava em um aplicativo de carros em Cáceres e foi descrita como uma pessoa especial, cheia de sonhos e que deixará saudades em todos aqueles que a conheceram. Um “anjo na terra”.
“Não dá para acreditar, tão feliz que você estava com essa viagem. Como dói essa notícia”, disse uma de suas amigas nas redes sociais.
“Estou de luto por uma amiga que partiu cedo demais. […] Fico com o coração destroçado quando penso nos seus planos, nos sonhos que tinha pela frente e na sua alegria de viver”, disse outro amigo.
Mayra trabalhava em uma loja da franquia Cacau Show, e deixou dois filhos.
Nas redes sociais, o marido lamentou a morte da esposa. “Meu amor porque você se foi, quantos sonhos iríamos realizar. Você é minha força, minha fortaleza, como irei seguir sem você meu amor”, escreveu Júlio.
O corpo de Danúbia Daiane foi velado e sepultado no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá.
Leia mais:
Morre segunda turista de MT que se acidentou em duna no Ceará
Corpo de turista de MT que morreu em dunas será velado esta tarde
Secretário diz que acidente foi causado por sucessão de erros
Amigos tiveram lesões e seguem internados sem previsão de alta
Amigos lamentam morte de turista de MT: “Coração destroçado”
Turista de MT morre em capotamento de carro em duna no Ceará