Janaina já pensa em “arrumar as malas” por causa de aproximação entre MDB e Lula
Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso
Deputada Janaina Riva apoiou o presidente Jair Bolsonaro nas eleições deste ano
A deputada estadual Janaina Riva declarou que vai sair do MDB caso o partido vá para a base do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela disse que se reelegeu com o discurso de centro-direita e que seria incoerente permanecer no partido que faz aliança com a esquerda.
“Apoiei o Bolsonaro [candidato à reeleição derrotado] desde o primeiro turno, o que eu tenho dito que num estado, como estado de Mato Grosso, aonde a gente pregou um discurso de direita é complicado você mudar de lado e de repente nós vamos apoiar o Lula e a esquerda”, disse em entrevista à imprensa na segunda-feira, 19 de dezembro.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Além dela própria, a deputada ainda sinalizou que uma aliança com o presidente Lula pode causar a debandada de vários prefeitos para outras legendas com ideologia de direita. Janaina afirmou que muitos prefeitos com projeto de reeleição em 2024 têm a procurado para debater o assunto.
A deputada lamentou que os posicionamentos dos emedebistas da ponta, ou seja, que estão no interior, não sejam levados em consideração pela cúpula nacional do partido.
“Eu vejo que isso traz muito prejuízo para as candidaturas do MDB, mas eu sei que essas discussões são nacionais e a gente não interfere em nada. Eles não estão nem aí para o que a gente está pensando aqui e não sei se levam isso em consideração, porque o que conta para o partido é deputado federal e senador. O que me parece é que já tem entendimento da maioria do MDB de apoiar o governo Lula. Eu não pretendo apoiar o governo Lula e também acredito que no futuro muitos, como eu, vão acabar migrando do partido se o partido optar em continuar na esquerda”, ressaltou.
Janaina disse que não deve sair do MDB agora devido à fidelidade partidária, mas demonstra que assim que abrir a janela, em 2026, deve ir para uma sigla de centro-direita.