Polícia Civil dá apoio em intervenção na Secretaria de Saúde de Cuiabá
A Polícia Civil de Mato Grosso disponibilizou equipes para garantir a intervenção na Secretária de Saúde de Cuiabá. A intervenção foi determinada pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a pedido do procurador-geral de Justiça, José Antonio Borges Pereira.
Na manhã desta quinta-feira (29), policiais da Gerência de Operações Especiais da PJC estavam em frente à sede da Secretaria, o que chamou a atenção da imprensa. Por meio de nota, a Polícia Civil afirmou que “foi disponibilizada para guarda nos prédios do Hospital Municipal de Cuiabá e na Secretaria de Saúde do Município a fim de resguardar a ordem pública e em apoio à ação de intervenção decretada por decisão judicial”.
O interventor nomeado pelo governador Mauro Mendes (União), o procurador do Estado Hugo Felipe Lima, o secretário estadual de Planejamento, Basílio Bezerra, agentes da Delegacia de Fazenda (Defaz) e servidores da Secretaria do Estado de Fazenda (Sefaz) também estiveram na sede da pasta municipal na manhã desta quinta. Eles saíram do local por volta das 13h, mas não falaram com a imprensa.
Intervenção
A decisão foi proferida na tarde desta quarta-feira (28) e atende pedido feito pelo Ministério Público de Mato Grosso, que foi provocado pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed/MT) que apontou uma série de irregularidades na pasta, que estariam ocorrendo desde 2018 e levando à precarização a saúde da Capital, com falta de médicos, furos nas escalas médicas, falta de medicamentos, atraso no pagamento dos médicos, entre outras.
Ainda de acordo com a representação do Ministério Público, o sindicato forneceu ‘farta documentação’ sobre supostas fraudes em contratação de empresa para atividade-fim na área da saúde do município de Cuiabá.
O MP alegou ainda que a pasta estaria descumprindo várias decisões judiciais ao longo dos anos. Dentre as decisões que teriam sido descumpridas, está a determinação para que o Município realizasse concurso para a Pasta.
Outro lado
Em nota, a prefeitura disse que a Procuradoria Geral do Município continua analisando a medida em caráter liminar expedida na tarde de quarta, que determinou processo interventivo na saúde do Município.
Leia mais: Tribunal de Justiça determina intervenção na Saúde de Cuiabá