Polícia Federal tem 20 alvos bolsonaristas em MT
Robson Alex | MT Agora
A Polícia Federal cumpre 20 mandados de busca e apreensão contra bolsonaristas de Mato Grosso nesta manhã de quinta-feira, 15 de dezembro, e é o segundo maior contingente de alvos do país. O estado perde em números apenas para o Espírito Santo, onde a PF tem 27 mandados a cumprir, sendo 23 de busca e apreensão e outros quatro de prisão. Ao todo, 108 mandados são cumpridos, sob decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em Cuiabá, a PF já cumpriu mandados contra os candidatos derrotados nas eleições deste ano Rafael Yonekubo (estadual) e Analady Carneiro da Silva (federal). O militar aposentado das Forças Armadas e atual caminhoneiro Adavilso Azevedo também foi alvo da operação.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Os três já foram encaminhados à sede da Polícia Federal, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a “Avenida do CPA”, para prestar esclarecimentos.
Todos eles são investigados por possivelmente financiar os atos antidemocráticos, cujo principal objetivo é alcançar uma ruptura do Estado Democrático de Direito, por meio de um de Estado contra o futuro presidente Lula (PT), eleito no segundo turno das eleições no último dia 30.
A operação foi desmembrada em duas ações e, por motivo ainda não divulgado, os mandados do Espírito Santo são cumpridos em separado, mas ainda assim em sintonia.
É apenas lá que os policiais cumprem mandados de prisão. Segundo a imprensa nacional, os deputados estaduais Carlos Von (DC-ES) e Capitão Assunção (PL-ES) são alvos de prisão preventiva.
Por lá, os mandados são cumpridos nas cidades de Cachoeiro, Guarapari, Itapemirim, Serra, Vila Velha e a capital Vitória.
A OPERAÇÃO
A operação foi deflagrada em cumprimento à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que esta semana chegou a comentar que ainda tem muita gente para prender no caso dos movimentos golpistas.
Os protestos bolsonaristas foram considerados criminosos e golpistas pela Justiça por defender a ruptura do Estado Democrático de Direito. Eles pedem impeachment, prisão e até o fechamento da Suprema Corte.
O Congresso Nacional, cuja atual legislatura tem maioria governista, também é alvo de ataques dos manifestantes, que pedem sua dissolução. Eles defendem que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não entregue a faixa ao presidente eleito e se mantenha no poder.
CUMPRIMENTO DE MANDADOS
ACRE – 9 mandados, todos de busca e apreensão;
AMAZONAS – 2 mandados, todos de busca e apreensão;
DISTRITO FEDERAL – 1 mandado, de busca e apressão;
ESPÍRITO SANTO – 27 mandados; sendo 23 de busca e apreensão e 4 de prisão;
RONDÔNIA – 1 mandado, de busca e apreensão;
MATO GROSSO – 20 mandados, todos de busca e apreensão;
MATO GROSSO DO SUL – 17 mandados, todos de busca e apreensão;
PARANÁ – 16 mandados; todos de busca e apreensão;
SANTA CATARINA – 15 mandados; todos de busca e apreensão.