Queda de caminhão no Portão do Inferno assustou motoristas; veja
O registro de um grave acidente ocorrido em Chapada dos Guimarães, na BR-251, no dia 04 de maio deste ano, assustou os mato-grossenses. Apesar da gravidade, o motorista sobreviveu. Uma câmera de segurança da via registrou o momento.
Segundo as imagens, um caminhão que transportava galões de água ficou desgovernado na curva do Portão do Inferno, rompeu a barreira de proteção e despencou do penhasco, que tem cerca de 150m de altura.
Com a colisão, ocorrida por volta das 11h46, diversos galões de água se espalharam pela pista e atrapalharam o fluxo de veículos na via.
A dinâmica do acidente
O comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da PM, tenente-coronel Adão César Rodrigues da Silva, afirmou à época que o motorista perdeu o freio e como o veículo era pesado não foi possível manter o controle.
“Aparentemente, ele perdeu o freio e, era um veículo pesado, essa perda de freio por uma causa mecânica pode ter provocado o acidente”, explicou.
O tenente-coronel destacou que, muitas vezes, os caminhoneiros provocam acidentes devido a sua forma imprudente de conduzir os veículos em trechos arriscados e que, se houvesse outros veículos em pista, a colisão teria sido ainda mais grave.
“Alguns motoristas deixam o caminhão descer para ganhar velocidade, tempo e economizar o combustível. E quando tentam segurar no freio, como a carga está pesada, não conseguem mais achar o freio e eles perdem o controle da direção”.
O militar também ressalta que o Portão do Inferno é um trecho bem sinalizado e que a maioria dos acidentes ali ocorrem por imprudência dos condutores em alta velocidade.
Veja os vídeos:
O motorista
Daniel Francisco Sales, de 65 anos na época, sobreviveu ao acidente. Ele teve apenas uma fratura na perna.
O comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da PM, tenente-coronel Adão César Rodrigues Silva, descreveu as imagens do acidente como impressionantes e, sobre o caminhoneiro ter sobrevivido, disse que “Ali teve a mão divina”.
O resgate
O acidente ocorreu por volta das 11h46 e, às 15h25, o resgate do caminhoneiro terminou.
Durante o resgate, policiais coordenaram o trânsito local com o sistema “pare e siga”, dando dez minutos de passagem para cada lado.
Para resgatar Daniel e encaminhá-lo ao atendimento médico, um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foi acionado.
Pessoas presentes gravaram momentos do resgate.