Suplentes se filiam ao PSD; Fávaro deve ser anunciado ministro
Os suplentes de senador Margareth Buzetti e José Lacerda se filiaram ao Partido Social Democrático. Os dois assinaram as fichas de filiação nesta sexta-feira (23).
Ambos são suplentes do senador Carlos Fávaro, que é cotado para assumir o Ministério da Agricultura no governo Lula (PT).
Nas últimas semanas, circulou nos bastidores a possibilidade de mudança de partido de Buzetti. Isso porque, ela é a primeira na linha sucessória de Fávaro no Senado, caso ele seja oficializado como ministro da Agricultura. Contudo, pesa contra ela o fato de ter declarado apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
A filiação de José Lacerda, no entanto, é surpresa.
O site Antagonista chegou a noticiar nesta semana uma suposta “engenharia política” para que Fávaro fosse nomeado e atendesse interesses políticos de toda a chapa.
Conforme o site, o MDB nacional estaria se articulando para que a primeira suplente se tornasse secretária do Governo Mauro Mendes (União) e o segundo, José Lacerda, assumisse a cadeira no Senado.
A articulação, no entanto, foi desmentida por Buzetti e Mendes em entrevista recente.
Com a modificação no quadro da chapa, a tendência é que Lula anuncie Fávaro na Agricultura na próxima terça-feira (27).
Ficha da filiação
Após assinar a ficha, Margareth, que neste ano ocupou por quatro meses uma cadeira no Senado, prometeu empenho e apoio aos projetos do PSD.
“Vou militar dentro do PSD como sempre fiz em todos os partidos. Minha atuação será a mesma que tive em outros momentos”.
Já Lacerda, militante histórico do MDB, agradeceu ao antigo partido por todos os anos na política e prometeu que irá participar ativamente do PSD.
“Não posso deixar de agradecer ao MDB, continuo respeitando meus companheiros de luta no partido. Agradeço ao presidente Carlos Bezerra e desejar que o partido tenha sucesso. Espero que o PSD cresça, porque os partidos precisam ser fortes”.