Tarcísio anuncia secretário que assinou carta contra sua eleição
O governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) nomeou nesta sexta-feira (23) o engenheiro Vahan Agopyan, ex-reitor da USP, como secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do estado. Agopyan foi um dos acadêmicos que assinou um manifesto contra a eleição de Tarcísio em outubro, “em defesa da ciência, da cultura e da universidade pública”.
Sem filiação partidária, o ex-reitor afirmou à Folha de S.Paulo que o futuro governador sabe que ele não o apoiou no último pleito e que não houve mal estar no convite. “Assinei a carta, mas me mantive neutro na eleição. Fiquei impressionado com o convite porque ele não quis apenas apoiadores”, diz.
O documento de outubro foi articulado pela antropóloga Lilia Schwarcz e pelo ex-reitor da Unicamp Marcelo Knobel e não cita diretamente Tarcísio ou Jair Bolsonaro (PL), mas diz que Lula e Fernando Haddad são “a única garantia de um novo Brasil, menos polarizado, mais cidadão e democrático”.
O futuro secretário também já se posicionou contrário ao movimento Escola Sem Partido, criado em 2004 para combater uma suposta doutrinação de esquerda nas escolas brasileiras.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo em 2018, Agoyan disse que a USP deve obedecer à lei e que coisas que firam sua autonomia não precisam ser seguidas. “Isso fere. A universidade é um locus de debate. Formamos cidadãos”.
Agopyan é mestre em engenharia urbana e construções civis pela USP (Universidade de São Paulo) e doutor em engenharia civil King’s College, de Londres. Hoje, estuda sustentabilidade da construção civil e inovação.
Ex-reitor da USP por três mandatos, o engenheiro também foi diretor da Escola Politécnica da USP, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), além de coordenar a área de ciência e tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo em 2008 e 2009, na gestão de José Serra (PSDB).
“Teremos um desafio bastante grande, mas estou muito empolgado pela postura que o governador colocou para a ciência e tecnologia. Devem ser uma mola propulsora para o desenvolvimento social”, afirma.
Agopyan é conhecido no meio acadêmico paulista e tem relacionamento próximo com dirigentes da área e de instituições federais de todo o estado. “Isso facilita muito meu trabalho e tenho certeza que meu nome foi levantado por essas pessoas”, diz.
Ele já integrou conselhos de várias instituições científicas, como IPT, Fapesp, Capes, Centro Paula Souza, e Univesp.
O engenheiro destaca que a ciência ficava ligada ao desenvolvimento econômico e que agora existe a recomendação de Tarcísio em transformá-la em desenvolvimento social. Um de seus desafios é aumentar a sinergia política entre as instituições científicas do estado.
A pasta anunciada nesta sexta era a única que faltava para completar a composição do novo governo, que terá 23 secretarias. Na quarta (21), o futuro governador divulgou 10 nomes. O secretariado contempla o PSD de Gilberto Kassab, o Republicanos e tem poucos bolsonaristas. O PSDB ficou de fora do primeiro escalão.
A área econômica tem cinco pessoas ligadas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, além de Guilherme Afif (PSD), que comandou a transição de governo e foi nomeado secretário Especial de Projetos Estratégicos, cargo ligado diretamente ao Executivo estadual.
VEJA A LISTA COMPLETA DO SECRETARIADO DO GOVERNO TARCÍSIO
Arthur Lima – Casa Civil
Eleuses Paiva – Saúde
Gilberto Kassab – Governo
Renato Feder – Educação
Natalia Resende – Logística, Transportes, Infraestrutura e Meio Ambiente
Capitão Derrite – Segurança
Roberto de Lucena – Turismo
Caio Paes de Andrade – Gestão e Governo Digital
Lais Vita – Comunicação
Lucas Ferraz – Assuntos Internacionais
Rafael Benini – Parcerias Privadas
Samuel Kinoshita – Secretaria da Fazenda e Planejamento
Jorge de Lima – Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Marilia Marton – Cultura
Fábio Prieto – Justiça
Helena Reis – Esporte
Marcello Streifinger – Administração Penitenciária
Marco Antonio Assalve – Transportes Metropolitanos
Gilberto Nascimento Jr. – Desenvolvimento Social
Marcelo Cardinale Branco – Desenvolvimento Urbano e Habitação
Antônio Junqueira de Queiroz – Agricultura e Abastecimento
Sonaira Fernandes – Política para Mulheres
Vahan Agopyan – Ciência, Tecnologia e Inovação