VÍDEO: Candidato derrotado é alvo da Polícia Federal por incentivar golpe de Estado
Montagem | Estadão MT
Candidato a deputado estadual derrotado nas eleições deste ano, o empresário Rafael Yonekubo é um dos alvos da operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 12 de dezembro, contra pessoas que estariam financiando ou incentivando atos antidemocráticos que contestam o resultado das eleições deste ano e pedem intervenção militar.
Rafael é um dos líderes do movimento ‘Direita Mato Grosso’ e disputou uma vaga na Assembleia pelo PTB. Com apenas 2.242 votos, ele ficou na 104ª posição entre os postulantes à vaga.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Nas redes sociais, ele publicava vídeos e imagens convocando as pessoas a comparecerem às manifestações realizadas em frente aos quarteis do Exército, além de fotos suas em meio a protestos realizados em Cuiabá e em Brasília.
Nesta quinta, ele divulgou um vídeo em grupos de WhatsApp para contar que foi alvo de uma ordem de busca e apreensão expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, a quem chamou de ‘Xandão’. Rafael diz que teve dois celulares apreendidos e ainda terá que prestar depoimento à Polícia Federal.
“Seis horas da manhã, seis e cinco, mais ou menos, da manhã, o Xandão mandou a Polícia Federal vir aqui em casa, mas tá tudo bem, graças a Deus. Só vou ter que ir a sede da Polícia às 8h30 da manhã. Os policiais foram bem compreensíveis, foram muito educados os policiais que aqui estavam. Eram seis, se não me engano. Fizeram a busca e apreensão e levaram meus aparelhos de celular, então estou incomunicável”, disse.
A OPERAÇÃO
A Polícia Federal deflagrou nesta manhã de quinta-feira, 15 de dezembro, uma operação contra bolsonaristas apontados por financiar ou incentivar os atos pró-golpe de Estado. Ao todo, são 81 mandados expedidos para cumprimento em sete estados, entre eles o Mato Grosso. A operação cumpre decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em Mato Grosso, os mandados são cumpridos inicialmente em Cuiabá. Não há informações ainda se há alvos em outras cidades. Na capital, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão contra a advogada Analady Carneiro, no bairro Dom Aquino.