Covid-19
Com o aumento dos casos, Secretaria de Saúde reforça importância do ciclo vacinal completo.
SECOM-BG
A Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças faz alerta à população sobre o aumento dos casos de Covid-19 e pede que os cidadãos procurem as Unidades Básicas de Saúde para atualização do ciclo vacinal. Os imunizantes já estão disponíveis para toda a população a partir de 06 meses de idade.
O boletim epidemiológico da última segunda-feira (02), registrou 755 casos ativos de Covid-19 no município. Entre eles, três pessoas estão internadas, sendo duas na enfermaria e uma na UTI pública.
O secretário de Saúde, Adilson Tavares, destacou a importância da vacinação para barrar o avanço do vírus e reforçou o pedido para que a população mantenha-se protegida. “A vacina é o meio mais eficaz para reduzir as internações e mortes causada pelo vírus, portanto quem ainda estiver com doses em atraso precisa procurar urgentemente uma UBS e atualizar seu ciclo vacinal”, disse.
A 4º dose dos imunizantes já está disponível para toda a população a partir de 18 anos e a 5ª dose foi liberada em dezembro para imunossuprimidos a partir de 40 anos. Já os adolescentes a partir de 12 anos de idade estão aptos para aplicação da 3ª dose da vacina.
Em Barra do Garças os imunizantes para crianças acima de 05 anos estão disponíveis em todas as UBS’s do município das 07h às 11h e das 13h às 17h, exceto na UBS Recanto das Acácias e na Policlínica São José. Já na UBS Santo Antônio III os atendimentos ocorrem das 18h às 22h para atender a demanda noturna.
Para as crianças de 06 meses a 4 anos a vacinação ocorre nas seguintes unidades: UBS Anchieta; UBS Centro; UBS João Bento; UBS Nova Barra I; UBS Piracema e UBS Vila Maria.
Caso haja manifestação de sintomas semelhantes aos da Covid-19, os moradores podem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma das UBS’s ou a Policlínica do São José, para realização do teste.