Estarrecedora barbárie | Estadão MT
O mundo assistiu estarrecido às cenas da barbárie extrema causada em Brasília por um grupo de bolsonaristas radicais, que demonstrou todo seu desprezo pelo Estado Democrático de Direito na tarde do último domingo, 8 de janeiro. Foi o maior ataque à democracia brasileira desde o golpe militar de 1964. Ao que parece, o objetivo final dos bolsonaristas ensandecidos era provocar um estado de caos tamanho que forçasse o Exército Brasileiro a intervir, para devolver a presidência a Bolsonaro e enviar Lula à cadeia. Um plano escatológico, arquitetado há meses por golpistas travestidos de patriotas.
O ataque a Brasília demonstrou a verdadeira face desses ditos patriotas, que não tiveram qualquer dificuldade em queimar nossa Constituição, desrespeitar todas a nossas leis e atacar frontalmente nossa democracia. Os tais patriotas demonstraram todo seu desconhecimento e desprezo pelo Brasil com esse ataque terrorista em Brasília, que resultou na destruição de uma parcela considerável do patrimônio histórico e cultural do nosso país, incluindo tesouros impossíveis de serem substituídos.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
Os tais patriotas que dizem ser contrários “a um ladrão no Poder” demonstraram não ter qualquer dificuldade em roubar bens públicos na primeira oportunidade. Equipamentos eletrônicos, objetos de valor e até armas de fogo foram roubadas durante o ataque às sedes dos Três Poderes, mais um dos vários crimes cometidos por aqueles que se pintam como ‘paladinos da moralidade’.
Os ditos patriotas que atacaram Brasília não passam de um grupo de terroristas e oportunistas, conspirando nas sombras e esperando o momento para sabotar a democracia brasileira. Não conseguiram. Ao fim, nossas instituições deram uma demonstração clara de que a democracia brasileira está madura o suficiente para saber lidar com os devaneios terroristas de uma minoria golpista.
Pelo bem da democracia brasileira, essa tentativa de insurreição deve receber uma resposta exemplar. É preciso identificar, um a um, os criminosos responsáveis por esse absurdo, incluindo aqueles que estão financiando tamanho descalabro. Se a invasão do Capitólio, em janeiro de 2021, serviu de inspiração para os terroristas que assaltaram Brasília, a reação das autoridades norte-americanas deve também inspirar nossas Forças de Segurança, para que sejam diligentes e precisas em sua resposta.
Manifestar o pensamento divergente é uma virtude da democracia, mas isso deve ser feito com pleno respeito às leis. Àqueles que atentam contra o Estado Democrático de Direito cabe todo o peso da lei.