Juíza aponta reincidência e mantém prisão de “Tim Maia”

Marcelo Augusto Moraes Gaspar, conhecido como “Tim Maia”, é mais um preso na Operação Impetus Tijucal 2 que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após audiência de custódia.

 

A operação, que combateu o tráfico de drogas na Capital, foi deflagrada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) na sexta-feira (13). 

  

Além dele, também foram presos a fisioterapeuta Laura Cristina Souza Lima Amorim, 44, dona de uma clínica de estética no Bairro Jardim Petrópolis, e outras nove pessoas. “Tim Maia” é acusado de ser um dos líderes do tráfico de drogas na região do Bairro Tijucal.

 

Em sua decisão, a juíza Helícia Vitti Lourenço disse ser insuficientes as medidas cautelares diversas da prisão de Marcus Vinicius, razão pela qual “indefere o pedido de revogação e substituição da prisão preventiva legalmente decretada”. Conforme Helícia, o suspeito participa de uma organização criminosa.

 

“Acolho a manifestação ministerial e indefiro o pedido de revogação ou substituição da prisão preventiva previamente decretada, mantendo-a por seus própris e suficientes fundamentos”, diz trecho da decisão.

 

Além disso, a magistrada ainda relembrou que “Tim Maia” é reincidente, já foi preso em 2016, e atualmente é suspeito de envolvimento em crime hediondo, associação ao narcotráfico de entorpecentes sintéticos e ao crime organizado, o que impossibiltaria a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.

 

As investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) continuam.

 

A operação

  

Esta é a segunda fase da operação. A primeira foi deflagrada em agosto de 2021 para cumprimento de 11 ordens judiciais, com objetivo inicial no enfrentamento ao tráfico de drogas, bem como para identificação de vínculos associativos entre os investigados.

 

Todo material arrecadado na primeira fase e de denúncias foi analisado, sendo iniciadas novas investigações que revelaram o liame entre os investigados e uma facção criminosa local, com estruturas de arrecadação dos valores auferidos com o tráfico de drogas e outros crimes na região da grande Tijucal.

Durante os trabalhos, foram identificados 36 pontos de difusão de drogas.

 

 

Mídia News