Valorização e cuidado com a saúde de servidores marcam gestão de secretária-adjunta da Seplag
Arquivo Pessoal
Secretária-adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Patrícia Ferreira e Silva Leite é servidora efetiva do Estado há 18 anos
A valorização dos servidores marcou a gestão da Secretaria-Adjunta de Gestão de Pessoas, sob o comando de Lidiane Patrícia Ferreira e Silva Leite. Dentre os feitos mais importantes está o cuidado com a saúde dos servidores, com a implementação do programa ‘Vida Saudável’, que realizou quase 4 mil exames de bioimpedância, além do incentivo às práticas esportivas.
De acordo com a secretária-adjunta, isso contribuiu para redução do sobrepeso dos servidores em 58,48%, além de ter contribuído para reduzir a obesidade. Isso contribuiu para reduzir os riscos de aumento de diabetes, infarto, acidente vascular cerebral em 57,65%, afirma a secretária, em seu balanço de gestão.
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A secretária destaca que essa ação foi realizada em parcerias com as Unidades Setoriais de Gestão de Pessoas. Além disso, em quatro anos de gestão, foram realizados quase 20 mil atendimentos em processos de acompanhamento psicossocial, principalmente durante a pandemia.
Também foi desenvolvido o módulo automatizado de produção de Laudos Técnicos das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) no Sistema Estadual de Administração de Pessoal, além dos Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR), de controle Médico e Saúde Ocupacional, que ainda estão em desenvolvimento.
Ademais, foi inaugurada a nova sede da coordenadoria de Perícia Médica de Cuiabá, um local moderno e com estacionamento próprio. Ao longo dos quatro anos, essa coordenadoria realizou mais de 127 mil atendimentos. Também foram credenciados e contratados novos profissionais para atender as demandas da Capital e do interior.
Para dar mais celeridade, o sistema de perícia médica foi totalmente informatizado, desde o agendamento, atendimento médico e publicação de laudos.
“Outra ação importante foi a implantação da Nova Política de Avaliação de Desempenho, que estabeleceu critérios de mudanças dos parâmetros da avaliação de desempenho dos servidores públicos estaduais. O objetivo é valorizá-los, melhorar seu desempenho e a entrega de serviços ao cidadão”, afirma a secretária-adjunta.
Ainda segundo a secretária, o novo método de avaliação tem foco na produtividade, assiduidade e comprometimento, e dará oportunidade ao servidor participar, de maneira mais ativa, no resultado de sua avaliação, além de mapear suas necessidades de capacitação e qualificação profissional.
A Pasta também está implantando o projeto ‘Pasta Funcional Digital’, que tem o objetivo de digitalizar todo o legado da vida funcional dos servidores, trazendo as informações para o sistema informatizado de gestão de pessoas. A gestora também ponta que mais de 1,7 mil servidores foram homenageados com o Botton de condecoração por tempo de serviço.
Outro avanço considerado importante foi a celeridade nas análises e implantações das progressões verticais e horizontais aos servidores públicos. “Foi de fundamental importância para que conseguíssemos diminuir um delay de nove para dois meses. Durante esse período foram analisados mais de 15 mil processos”, pontua.
A secretária pontua também que, com a área de provimento, foi possível acompanhar e orientar na realização de importantes concursos como do INDEA e da força de Segurança Pública (PM, CBM, PJC e POLITEC) além do ingresso de mais de dois mil novos servidores para vários órgãos.
Ainda durante essa gestão, a partir da iniciativa do secretário da Seplag, Basílio Bezerra, foi possível implementar o usufruto de licença-prêmio com redução de jornada de trabalho de 50%, férias com usufrutos em 03 períodos e parcelamento de licença prêmio em frações de 10, 15, 20 e 30 dias.
Além disso, a Seplag também possibilitou a realização da jornada de trabalho na modalidade de teletrabalho para servidores que tenham filho, cônjuge ou ascendente de primeiro grau com deficiência e que lhes sejam dependentes.
Também se destaca a realização do Recadastramento Anual de servidores, implantação do Sistema de Declaração de Bens e Valores e o Sistema Webponto de controle de frequência e assiduidade, o desenvolvimento do envio de informações de concursos públicos e atos de admissão de pessoal através do Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas-Aplic/TCE, bem como significativas melhorias no portal do servidor, no qual oportunizou o agendamento de férias e licença prêmio de forma automatizada, bem como a publicação anual das escalas de férias.
Veja os destaques da área da Gestão de Folha de Pagamento:
– A implantação da 1ª fase do e-social, com realização de treinamentos e monitoramento das qualificações cadastrais dos servidores para o e-Social junto às Unidades Setoriais de Gestão de Pessoas;
– A implantação do pagamento dos estagiários por meio do Sistema SEAP, estabelecendo a data do recebimento da bolsa no mesmo dia do pagamento do salários dos servidores públicos;
-A implementação de nova rotina de pagamento das folhas de rescisão de servidores contratados e exclusivamente comissionados para atender as exigências do eSocial, com pagamento de folhas semanais;
-Automatização dos processos de pagamento de quitação de verbas indenizatórias e rescisórias;
-Parametrização de sistema para atendimento de benefícios a força de segurança (atividade voluntária de natureza militar, auxilio alimentação e fardamento);