Deputados recebem comissões de aprovados no concurso da segurança pública
Eliel Tenório
Os deputados estaduais do bloco “Direita Democrática” liderados por Elizeu Nascimento (PL) receberam as comissões de candidatos aprovados no concurso da segurança pública, em Mato Grosso. Os futuros servidores da segurança estiveram na Assembleia Legislativa na terça-feira (07) e nesta quarta-feira (08).
Na terça-feira, os aprovados no concurso da Polícia Civil procuraram o deputado Elizeu Nascimento para debater sobre a possibilidade do chamamento de mais aprovados, do que o previsto. Yam Barros, falou que o previsto é o chamamento de 145 escrivães e 145 investigadores.
– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)
– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)
“A gente busca que o governador chame o máximo de aprovados possível. Nós temos um déficit na polícia em todo o estado de Mato Grosso, e a gente sabe que com o deputado Elizeu podemos ter a possibilidade de ter um quantitativo legal na medida do possível”, disse Yam.
Yam ainda explicou que existem outros 132 aprovados de outro concurso da Polícia Civil, que também buscam o chamamento, já que o certame tem validade de dois anos podendo ser prorrogado por mais dois anos.
A comissão espera que com a convocação acima do previsto, o estado de Mato Grosso tenha um quantitativo bom na Segurança Pública. Já nesta quarta-feira, os aprovados no concurso da PM conversaram com Elizeu e também com os deputados Faissal (Cidadania), Claudio Ferreira (PTB) e Gilberto Cattani (PL).
Os aprovados no concurso da Polícia Militar, buscam além da convocação dos 1.850 aptos a ingressarem no curso de formação, que o governo defina um cronograma para o concurso.
“O governador só falou que terá um chamamento em março, mas não passou uma data exata. O concurso já tem um ano. De homologação já tem três meses e o estado tem uma demanda. Para soldados temos 1.850 aptos e o déficit da PM é de aproximadamente 5 mil soldados e cabos. Está todo mundo preparado e não temos nenhum posicionamento do governo”, relatou Claudiney Sena na reunião.
Os deputados ouviram as demandas e irão fazer uma indicação para a possibilidade de convocar mais alunos e chamar todos os aprovados. A indicação tem como autoria Elizeu e co-autoria, Faissal, Claudio e Cattani.
Elizeu vai se reunir com o secretário de segurança pública, coronel PM César Roveri na quinta-feira (09) para debater a possibilidade de atender a demanda dos aprovados.
“Vamos buscar um entendimento com a Sesp e com o governo do estado que tem sido nosso parceiro, dessa possibilidade. Como policial militar sei da necessidade de material humano no combate ao crime. O governador Mauro Mendes tem feito investimentos históricos na infraestrutura e equipamentos na segurança pública, mas é necessário também a entrada de novos policiais para suprir a demanda nos atendimentos. É o policial que é a linha de frente no combate ao crime. Vamos buscar uma conversa com o governo. Vamos apresentar uma indicação e já busquei apoio do bloco direita democrática que lidero. Vamos trabalhar por esses aprovados”, defendeu Elizeu.
O governador Mauro Mendes (União) garantiu que em março, uma leva de aprovados já será chamada.
“Agora em março vamos publicar o chamamento para que esses profissionais sejam nomeados e possam fazer esse treinamento. Após o treinamento, teremos eles disponíveis para ajudar na Segurança Pública, distribuindo esses profissionais em todo o Mato Grosso, mas principalmente no interior. Nessa primeira chamada, vamos priorizar o interior do estado, porque é onde hoje nós pudemos identificar a maior demanda e a maior falta de profissionais”, detalhou.