Em posse, Júlio critica “mesmas figuras nos mesmos cargos”

O deputado estadual Júlio Campos (União) criticou a falta de alternância na Mesa Diretora da Assembleia, que tem eleição marcada para esta quarta-feira (1), com apenas a chapa do atual presidente Eduardo Botelho (União) concorrendo. 

 

“Tem que arrochar mais. Quem faz parte da Mesa Diretora não deve ser reeleito para dar oportunidade. Nós somos 24 deputados. Durante quatro anos, apenas 3 ou 4 ficam se vangloriando e até abusando um pouco do poder”, disse Júlio antes da cerimônia de posse dos deputados.

 

Após oficializada, será a quarta vez seguida que Botelho ocupa o cargo da presidência da Mesa. Cenário semelhante acontece nos demais cargos, tendo a deputada Janaína Riva (MDB) como vice-presidente e Max Russi (PSB) como primeiro-secretário pela terceira vez.

 

“Vamos evitar o que aconteceu no passado, aquela gestão que terminou em cadeia, processo judicial, tudo isso”, relembrou Júlio, citando o caso do ex-deputado José Riva. “Eu acho que é bom renovação, oxigenação. Dar oportunidade”.

 

“Tem bons valores escondidos nessa Casa que não tiveram nenhuma chance. Permanentemente as mesmas figuras exercendo os mesmos cargos. No Senado, na Câmara dos Deputados sempre está renovando. No máximo é permitida uma reeleição”. 

 

Júlio ainda cobrou que haja mudança nas funções que cada um da Mesa exerce. Segundo ele, todo o poder de decisão fica repartido entre presidente e primeiro-secretário, o que ele considera negativo.

 

“Não é justo que apenas duas pessoas comandem a Casa. Temos que dar função para os vices-presidentes, para o segundo, terceiro, quarto secretário, cada um cuidar de um setor da Casa, como é no Senado”.

 

“Aqui a Mesa Diretora se reúne de 6 em 6 meses. Lá [no Senado] era semanal. Vamos adotar isso aqui na Assembleia, e reforçar as comissões técnicas”.

 

 



Mídia News