Governo entrega armamento não-letal à Polícia Militar de MT

Gilberto Leite | Estadão Mato Grosso

A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) recebeu um lote de armamento não-letal nesta quinta-feira (16). Ao todo, são quase 40 mil balas de borracha e duas mil granadas lacrimogêneas, usadas para conter multidões sem causar morte e garantindo a segurança dos policiais, uma vez que dispersa possíveis revoltosos. A entrega foi feita durante cerimônia de lançamento da Operação Carnaval 2023, realizada na Orla do Porto, em Cuiabá.

Embora a entrega coincida com os últimos acontecimentos trágicos envolvendo a população e policiais militares de Mato Grosso, como o caso de Vera (461 km de Cuiabá), o comandante-geral da PM, coronel Alexandre Mendes, pontuou que o armamento já era esperado há meses.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

“É algo que a Polícia Militar já tinha o anseio há muito tempo, nós temos aqui pra você ter uma ideia, os jogos do campeonato brasileiro, do ano passado, onde têm torcidas que vem de todo o país e no princípio do policiamento não se usa munição letal dentro de estádio”, explicou.

O coronel ainda classificou o episódio de Vera como lamentável, mas ressaltou que a entrega da munição não hjá ligação direta com o caso em específico. No dia 5 de fevereiro, o jovem Diego Kaliniski (26 anos) acabou morto após partir para cima de policiais militares. Na ocasião, ele chegou a tomar o cassetete de um dos agentes e tentou agredir o militar com a arma. No conflito, o militar fez disparos de arma de fogo, culminando na morte do jovem.

“Mas é claro que esse lamentável fato que ocorreu na cidade de Vera trouxe à tona a necessidade de adquirir mais e mais equipamentos, mas no Brasil temos tão somente uma empresa que fornece esse equipamento e tá fornecendo a todas as polícias, incluindo a penal, a militar e as próprias guardas municipais que atendem alguns estádios e alguns municípios”, comentou o coronel.

MAIS HOMENS NA RUA

O comandante-geral também explicou que o policiamento foi reforçado em alguns pontos do estado. Entre eles, a região central da capital, que tem sido sobrevoada por helicópteros e patrulhada com mais intensidade por viaturas da PM. O reforço é uma decisão do governador Mauro Mendes (União Brasil). 

Outro ponto abordado pelo coronel Mendes durante entrevista à imprensa foi o fato do aumento do policiamento no estado, por exemplo a região central de Cuiabá, que é sobrevoada por helicópteros e patrulhada por viaturas da Polícia Militar em diversas horas do dia, nas palavras do coronel, o aumento do policiamento é uma medida tomada desde o ano passado pelo governo de Mato Grosso.

“O governo do estado, desde o ano passado, vem remunerando os policiais militares em sua folga com a chamada Jornada Extraordinária. Com isso, teve um incremento de policiais nas ruas. Nós deslocamos esse policiamento para regiões de maior concentração de pessoas. Então, por exemplo, durante o dia, o centro comercial de Cuiabá, o centro da cidade, os bairros onde tem o centro comercial realmente merecem uma atenção maior desse policiamento.



Estadão MT