Operação contra vândalos faz buscas em MT e mais 5 estados

Deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (3), a quarta fase da Operação Lesa Pátria busca identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram a invasão aos Poderes em 8 de janeiro, em Brasília.

 

Equipes da PF cumprem mandados em Mato Grosso e outros quatro estados, além do Distrito Federal.

 

Os alvos teriam envolvimento com os atos antidemocráticos, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

 

Ao todo estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de Rondônia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal.

 

Não há informações sobre quantos mandados foram expedidos para Mao Grosso.

 

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

 

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Mídia News