Abílio: Mendes faz “papel institucional” ao se aproximar de Lula
O deputado federal Abílio Junior (PL) classificou como “risco necessário” a aproximação do governador Mauro Mendes (União) ao presidente Lula a fim de viabilizar projetos para Mato Grosso.
Politicamente, ele perde, e ele sabe disso. Mas ele também sabe que é um risco necessário a se fazer
Entre as tratativas de Mendes com o presidente estão a estadualização da BR-163 e o pedido do governador para administrar o Parque Nacional Chapada dos Guimarães.
Conforme Abílio, caso ocorra alguma “rusga” entre eles, isso dificulta a realização dos projetos.
“Nós temos o Governo do Estado com a iniciativa de querer trazer para o Estado o Parque Chapada dos Guimarães, a BR-163 e tantos outros [projetos] que está querendo trazer para a administração do Estado. Politicamente, ele perde, e ele sabe disso. Mas também sabe que é um risco necessário a se fazer pra conseguir a assinatura que pretende para Mato Grosso”, disse o deputado.
“Hoje, a liberação disso depende do Lula, que é o atual presidente. Se o governador entrar em uma briga com o Lula, ele não consegue trazer a BR-163 para a gestão do Estado. Então, eu entendo o papel institucional que o governador está fazendo e também do [senador] Wellington tentando mediar essa situação”, emendou ele.
O parlamentar, que á a favor da estadualização dos projetos, disse ainda que espera os imbróglios sejam resolvidos junto com o Governo Federal.
“Eu quero que a BR-163 seja transferida para Mato Grosso, porque a gente está vendo que é a Rota do Oeste não fez o que ela deveria fazer e não vai entregar essa BR duplicada até 2026. A MTPar tem total capacidade de assumir esse contrato e finalizar”, afirmou.
Comando de parque
O governador Mendes trava uma disputa judicial para tenta anular a licitação ganha pela empresa Parques Fundos de Investimento de Participação e Infraestrutura. Conforme o contrato, a empresa terá a concessão do parque por 30 anos.
Mendes quer que o parque seja concessionado ao Estado por meio da MTPar. Segundo o governador, a empresa vencedora deverá investir apenas R$ 18 milhões em 30 anos, enquanto o Estado possui dinheiro em caixa para investir R$ 200 milhões em quatro anos.
Os últimos entraves para o Estado realizar a transferência do controle da BR-163 já foi sanado.
O governador afirmou que falta apenas o aval da Caixa Econômica Federal para que Mato Grosso assuma de vez a concessão da rodovia BR-163.