Apesar das críticas, AL mantém sessões uma vez na semana
Os deputados estaduais definiram, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (29), que as sessões plenárias ficarão concentradas apenas as quartas-feiras. A primeira a ser realizada Às 9h e a segunda às 15h.
A definição foi anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), após reunião com o Colégio de Líderes.
Segundo Botelho, apesar do baixo número de sessões, não há projetos engavetados ou paralisados.
“Nós decidimos que as sessões serão mantidas nas quartas-feiras, em duas sessões. Foi unanimidade. Nós avaliamos a quantidade de projetos. Tem projetos a serem votados? Não”, afirmou a imprensa nesta quarta-feira.
“E vamos avaliando. Porque os projetos que têm vindo das comissões não estão parados, esperando para serem votados por alta de sessões. Então, vamos manter essa quantidade de sessão”, completou.
A Assembleia tem sido criticada – inclusive por deputados – pelo baixo número de sessões. O Legislativo de Mato Grosso e o da Paraíba são os únicos no País a concentrarem sessões em apenas um dia da semana. Botelho têm defendido que o trabalho parlamentar vai além das sessões.
“Reforçando: os deputados não trabalham só nas sessões. Gente, nós temos comissões todos os dias”, disse.
Crítica “infeliz”
O governador Mauro Mendes (União) também fez crítica ao trabalho dos parlamentares e disse ser “preocupante” as sessões em apenas um dia na semana. “Eu, aqui [no Palácio Paiaguás], trabalho em média 12 horas por dia e todos os dias tenho a sensação de que é pouco”, disse em coletiva à imprensa neta semana.
Botelho afirmou que a fala do correligionário é infeliz, pois o trabalho do parlamentar vai além dos muros da Assembleia Legislativa.
“O governador foi infeliz. Ele precisa conhecer, primeiro, o trabalho do deputado. Se ele 12h, o deputado trabalha sábado, domingo. Deputado atende telefone, quem liga dizendo que está faltando UTI. Eu não sei se ele atende domingo, os deputados atendem. Tenho certeza”, afirmou.
Desde o início da pandemia, as sessões ordinárias são concentradas às quartas-feiras, com possibilidade da participação virtual do parlamentar. Antes, ocorriam às terças à noite, quartas-feiras de manhã e no fim da tarde e às quintas de manhã.
Leia mais sobre o assunto:
Mendes critica sessão única: “Trabalho 12 h por dia e acho pouco”