Lugar de mulher

08 de março é consagrado como o Dia Internacional das Mulheres. É uma data dedicada a celebrar os avanços obtidos pelo gênero feminino ao longo dos anos e os desafios que se apresentam para o futuro.
 
No caso específico da política e administração pública, vários espaços importantes vêm sendo conquistados. Basta lembrar que Janaina Riva foi a deputada estadual mais votada em 2022, acompanhada da Rosa Neide, que obteve a melhor votação para a Câmara dos Deputados. Temos ainda a Diretora Geral da Polícia Judiciária Civil, Defensora Geral, Superintendente da Polícia Federal e, não menos importante, a presidente do Tribunal de Justiça. É uma conjunção de fatores nunca vista antes em Mato Grosso.
 
 A quota de candidaturas trouxe uma importante contribuição. Aumentou um pouco a eleição de mulheres e colocou a discussão sobre o tema numa posição mais central no debate público, aliada aos inúmeros progressos que elas vêm obtendo na economia e sociedade.
 
Muitos criticam as chamadas “mulheres laranja”, expressão que define as candidatas falsas, que só constariam nas listas dos partidos para que se alcance a quota mínima de 30%. Mas a justiça eleitoral tem sido cada vez mais atenciosa com a votação delas e o direito vem destinando recursos do fundo partidário e do Fundo de Financiamento de Campanha para elas. Foram passos importantes para que sejam candidaturas mais viáveis, de fato. É um grande desafio para todos aqueles que estão de fora romper com as oligarquias  partidárias.
 
Esta dificuldade no preenchimento das vagas demonstra os problemas na formação de candidatas que os partidos possuem. Candidat…

Mídia News