Operação intensifica combate contra o desmatamento ilegal em MT

Divulgação

O Governo de Mato Grosso deu o ponta pé inicial nesta terça-feira, 7 de março, na Operação Amazônia com objetivo de coibir o desmatamento ilegal. Cerca de 200 profissionais irão atuar em campo, mas precisamente em 15 municípios onde os crimes contra o meio ambiente acontecem com mais frequência.

A lista das cidades em que a ações serão concentradas não foram divulgadas por uma questão de estratégia.

– FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui)

– FIQUE ATUALIZADO: Participe do nosso grupo no Telegram e fique sempre informado (clique aqui)

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explica que além do desmatamento ilegal, a ação também pretende inibir outros ilícitos ambientais, como uso ilegal do fogo, exploração de madeira e garimpos.

“A equipe está em campo e qualquer ilegalidade será combatida. Nosso grande objetivo é reforçar as estruturas de combate ao desmatamento porque nós já temos um indicador de que esse desmatamento vem progressivamente aumentando. Tivemos redução em dezembro e janeiro, mas não podemos esperar a resposta tem que continuar”, ressaltou.

O governador Mauro Mendes (União) destacou que nos últimos quatro anos o governo investiu mais de R$ 180 milhões com equipamentos e outros aparatos para combater o desmatamento. No entanto, ele destacou que mesmo com todos esses reforços ainda há pessoas que cometem crimes e não temem a punição.

“Nos últimos anos, nós já fizemos robustas atuações, as atuações estão tendo consequências prática muito rápida, isso cai no Conselho e novamente isso vai para na dívida ativa, vai parar No Ministério Público automaticamente abre uma ação para responsabilização criminal. Então, nós vamos fazer campanhas de divulgação alertando a população e a partir de hoje, com o lançamento dessa operação, nós estaremos atuando de forma muito incisiva para coibir logo no início qualquer tipo de prática nesse campo em Mato Grosso”, disse.

Dados

Entre agosto de 2020 a julho de 2021, Mato Grosso registrou 37,3 mil alertas de desmatamento, totalizando uma área de 1.683,43 km². A informação consta no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Durante esse período, março de 2021 foi o mês com maior detecção de áreas desmatadas com 248,89 km². A maior parte desses alertas aconteceram em regiões que estão na bacia Amazônica (1.184,84 km²), seguido por Cerrado (439,98 km²) e Pantanal (57,14 km²).

Nos alertas de desmatamento, disponíveis no site da Sema, apontam uma baixa no número de alertas nos primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período de 2022.

Entre 29 de janeiro a 28 de fevereiro deste ano, foram emitidas 2.939 alertas, no ano passado, na mesma janela, os alertas ultrapassaram 5 mil.

Reforço

Para reforçar a operação, o governo entregou 13 novos veículos 4×4 com guincho e quatro telefones via satélite, que permitem a comunicação em locais remotos onde não há antena para sinal telefônico e internet. Esses equipamentos foram adquiridos com recursos internacionais do Programa REM, no total de R$ 1,6 milhão.



Estadão MT