UTI municipal de Barra do Garças é a única da rede pública de MT contemplada com o selo “Top Performer” pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira

As outras duas UTI’s premiadas em Mato Grosso são da rede privada, localizadas em Cuiabá.

 

Secom-BG

 

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck foi contemplada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) com o selo “Top Performer”, através do projeto UTI’s Brasileiras. A lista foi liberada nesta terça-feira (28) e o selo avalia unidades públicas e privadas.

 

Neste ano, três unidades de Mato Grosso foram beneficiadas, mas apenas a de Barra do Garças pertence à rede pública. As outras duas UTI’s premiadas em Mato Grosso são da rede privada, o Hospital Unimed Cuiabá e o Hospital H-Bento, localizados em Cuiabá.

 

O projeto UTI’s Brasileiras foi criado em 2010, com a finalidade de caracterizar o perfil das UTI’s no Brasil e compartilhar orientações sobre políticas de saúde e estratégias para aperfeiçoar a qualidade e o desempenho, aumentando a segurança dos pacientes. Este ano, entre as 707 UTI’s participantes, 135 receberam o selo “UTI Top Performer”. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares, o selo “UTI Top Performer” é um reconhecimento ao trabalho que a gestão está fazendo”, explicou.

 

O coordenador da UTI Municipal, Dr. Frederico Medeiros, reforçou que a revitalização estrutural realizada em 2022 e a aquisição constante de novos equipamentos foram essenciais para garantir o selo. “Estamos sendo reconhecidos nacionalmente, algo que era impensável no passado”.

 

Além da revitalização no Hospital, o selo conquistado pela UTI de Barra do Garças é resultado de um conjunto de ações. Entre elas, se destacam as recentes parcerias firmadas com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), para a realização de cirurgias eletivas, e com o Hospital Albert Einstein, um dos maiores da América Latina, para receber assessoria remota para a UTI de Barra do Garças.

 

O prefeito Dr. Adilson celebrou a novidade e declarou que o resultado faz parte de um trabalho em conjunto da gestão. “Estamos comprometidos com os avanços na saúde de nosso município e os números provam isso, a exemplo do desempenho da nossa saúde no Programa Previne Brasil, que saltou de 3,39 para 6,35, além da elevação da UPA para o nível III de atendimento, ratificando o trabalho que já fazemos de atendimento de média e alta complexidade. E quem ganha com tudo isso é a população”, destacou.

336x280ad