Janaina: BR-163 não era prioridade da União e MT precisou agir
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que o Governo do Estado precisou agir em relação a concessão da BR-163 diante da inércia do Governo Federal.
Nesta terça-feira (25), o governador Mauro Mendes (União) anunciou que no dia 4 de maio vai assinar a transferência da concessão da BR-163 para o Estado.
“Nota-se desde o passado que não era prioridade do Governo Federal atender as obras de infraestrutura e logística em Mato Grosso. Então, o Estado tem pressa”, afirmou nesta quarta-feira (26).
“O Governo optou por atender os mato-grossenses e a gente passou por cima dessa situação de ser federal”, acrescentou.
Conforme a proposta apresentada pelo Governo, nos próximos dois anos serão investidos R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163, com recursos próprios.
Além das tragédias na rodovia, Janaina atribuiu a importância das obras ao crescimento do agronegócio e da indústria em Mato Grosso.
Carro chefe do Estado, a deputada ressaltou a precariedade e a falta de segurança para quem trabalha transportando a produção.
O Governo optou por atender os mato-grossenses e a gente passou por cima dessa situação de ser federal
“Não podemos ficar nessa de não se preocupar com isso, porque está trazendo problema não só para o agro, mas para a população. Onde tem o agro potencializado, como em Mato Grosso, tem carreta demais, produção andando em pista e sabemos o risco que é”, disse.
Com R$ 1 bilhão de recursos da Assembleia dedicados às obras de duplicação, a deputada garantiu que a Casa de Leis deve acompanhar essa processo de concessão por meio da comissão de infraestrutura.
Segundo ela, é preciso que a atuação do Governo se enquadre dentro do que a Assembleia Legislativa defende, mas negou qualquer preocupação com falta de recurso.
“Está dentro de Mato Grosso, se hoje o Governo tem condições de absorver por que não fazer isso e acabar com o sofrimento do nosso povo?”, questionou.
Impasse de anos
Em Mato Grosso, desde 2014, trecho de 800 km da BR-163 estão sob responsabilidade da Rota do Oeste, que se comprometeu a duplicar mais de 450 km de asfalto no Estado.
Entretanto, apenas 120 km de duplicação foram executados. O não cumprimento do contrato passou a ser apontado como a principal causa de mortes registradas na rodovia.
Em crise e sem caixa, a Rota do Oeste aceitou desistir da concessão.
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