Primeira-dama articula reunião com representantes de povos indígenas e Governo do Estado
Na tarde desta quinta-feira (13.04), a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, articulou com o governador Mauro Mendes uma reunião para atender o cacique Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas do país.
Aos 93 anos, o ancião luta pelo seu povo. Esta é a primeira vez que o cacique visita a primeira-dama de MT no Palácio Paiaguás.
Outras visitas foram da primeira-dama do Estado na aldeia Kapoto, localizada no Xingu. O encontro aconteceu logo após a participação do cacique no acampamento no 1º Acampamento Terra Livre, que encerrou nesta quinta-feira (13.04) em Cuiabá. O prefeito de São José do Xingu e a primeira-dama Suelen Rodrigues marcaram presença.
“Esse é um dia muito especial, receber o cacique Raoni é uma honra pra nós, juntamente com o neto dele, Patxon Metuktire, todas as lideranças indígenas e políticas, e confirmar juntamente com o governador os projetos que já temos encaminhado e outras ações. Não fazemos nada sozinhos, por isso destaco a parceria com o prefeito de São José do Xingu Sandro e com a nossa querida primeira-dama Suelen Rodrigues”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.
Com o anúncio do asfaltamento de parte de MT-322 que liga o município de Matupá ao Xingu, uma rodovia estratégica, a primeira-dama Virginia Mendes comemorou a conquista.
“Em uma das visitas que fiz ao cacique Raoni na aldeia Kapoto, ele nos falou do sonho de ter a rodovia asfaltada, e hoje estamos recebendo essa ótima notícia. Eu me sinto uma alma indígena, sempre gostei e sou apaixonada por eles e me identifico com o povo indígena. Quero lembrar o trabalho do superintendente de Assuntos Indígenas, Agnaldo Santos, uma pessoa que nos ajuda muito a desenvolver as ações nas aldeias”.
Cacique Raoni destacou a atuação da primeira-dama de MT junto ao governo do Estado em favor dos povos indígenas.
“A primeira-dama Virginia Mendes está fazendo um excelente trabalho, ela ouve as lideranças indígenas. Estou gostando muito do trabalho dela, da articulação que ela tem feito junto ao Governo. Todas as ações colaboram para ajudar as comunidades e garantir que o nosso povo tenha qualidade de vida”, ratificou.
O governador Mauro Mendes ressaltou a importância da MT-322 para a região entre o norte de MT, na BR-163 e o Araguaia. “Essa importante MT sai de Matupá atravessando o Xingu até o Araguaia, e é uma estrada altamente estratégica para a conexão da região Norte e o Araguaia. Hoje quem está na região de Vila Rica, Confresa, enfim todo o norte do Araguaia, se quiser ter acesso à BR-163 precisa contornar o Xingu ou passar por uma estrada sem asfalto e enfrentar uma balsa. De início temos os 40 km de projeto autorizado, e já estamos contratando o estudo de componente indígena para ter a liberação do asfalto dentro da reserva”, explicou o governador.
“Nós estamos felizes pela primeira-dama Virginia Mendes e o governador Mauro Mendes com o olhar específico focado no atendimento das comunidades indígenas com tamanha eficiência. A dona Virginia conseguiu pra nós com o apoio do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo uma ambulância para atender em torno de São José do Xingu. Conseguimos também a reforma da balsa por meio da Sinfra, um pedido do cacique Raoni à primeira-dama do Estado, e hoje essa grande notícia: a MT-322, fundamental para a qualidade de vida dos povos indígenas, bem como da população do Xingu e também para o desenvolvimento e integração de todo o Estado”, destacou o prefeito de São José do Xingu, Sandro José.
“A primeira-dama Virginia Mendes, além do apoio material através do SER Família Solidário com as cestas básicas e kits de higiene e limpeza, ambulância para atender exclusivamente os povos indígenas, e outras ações, ela tem muito carinho, amor, dedicação que é madrinha dos povos indígenas. Então, nós só temos gratidão por um trabalho brilhante. Nossa primeira-dama de MT já está marcada na história da evolução e independência dos povos indígenas de nosso estado”, declarou a primeira-dama de São José do Xingu, Suelen Rodrigues.
Também participaram do encontro lideranças de povos indígenas, o secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) Cesar Miranda, o senador Wellington Fagundes, o deputado federal Juarez Costa, os deputados estaduais Max Russi e Elizeu Nascimento, a presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de MT (FEPOIMT) e o superintendente de Assuntos Indígenas do Estado, Agnaldo Santos.