Líder de facção criminosa responsável por ameaçar comerciantes e dominar o monopólio de venda de cigarros é preso pela DHPP
O líder de uma facção criminosa de 44 anos foi preso pelos investigadores da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) nesta segunda-feira (1), no bar em que o indivíduo é proprietário, no bairro Jardim Maracanã, em Rondonópolis (MT). Conforme informações da Polícia Civil (PC), o indivíduo é responsável por ameaçar os comerciantes da região central da cidade e dominar o monopólio de venda de cigarros advindos do Paraguai. Ele deve responder pelos crimes de contrabando, corrupção de menores, promover ou construir organização criminosa, tráfico de drogas e uso ilícito de drogas.
Duas meninas de 14 e 17 anos foram apreendidas e um adolescente também de 17 anos foi apreendido fazendo usos de entorpecentes no estabelecimento.
Através de investigações, a PC identificou o local onde os membros de uma facção criminosa se reúnem para capturar pessoas julgadas pela organização para cumprir as penas impostas que são de tortura ou morte.
Conforme as investigações, no local há um comércio livre de drogas, inclusive para menores de idade que vão até o estabelecimento sendo aliciadas pelo proprietário para vender e usar entorpecentes.
No Boletim de Ocorrência consta que o indivíduo é responsável por ameaçar os comerciantes da região central e dominar o monopólio de venda de cigarros advindos do Paraguai, pois a organização criminosa determinou que somente os membros da facção podem comercializar os produtos na cidade de Rondonópolis, onde o suspeito é líder na área central.
Durante a investigação a PC recebeu até um vídeo onde o indivíduo aparece ameaçando um comerciante da cidade e ele ainda cita o nome de um empresário que foi morto em frente da própria loja no camelódromo do CAIS, coagindo a vítima.
Ainda conforme informações as duas mulheres que estão desaparecidas na cidade foram sequestradas dentro do bar.
A Polícia apreendeu maconha, cigarros e dinheiro no local.