Ministro: Governo Lula vai auxiliar MT a atingir meta na Educação

O ministro de Educação Camilo Santana afirmou nesta quinta-feira (25) em Cuiabá que o Governo Lula vai auxiliar Mato Grosso a chegar no “top 5” do ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

 

Atualmente, Mato Grosso ocupa o 19º lugar na lista, e o governador Mauro Mendes (União) tem como meta chegar nos cinco primeiros lugares até 2032. 

 

Conforme Camilo Santana, que foi governador do Ceará entre os anos de 2015 e 2022, Mato Grosso tem potencial e, assim como seu Estado, poderá chegar ao topo do índice mesmo saindo de um patamar baixo de qualidade. Hoje, o Ceará ocupa a segunda posição do ranking, perdendo apenas para Santa Catarina.

 

“Claro que é possível. O Governo do Ceará fez isso [saiu de uma posição baixa no ranking para o topo], e nós vamos apoiar o Mauro. Vamos estar junto com ele e junto com os prefeitos de Mato Grosso. E não tenha dúvida que o Mauro, em parceira com os municípios, vai alcançar essas metas”, disse o ministro.

 

Santana apontou que um dos projetos que poderão auxiliar Mato Grosso é a meta de alfabetização do Governo Federal, que deve fortalecer a educação básica.

 

“O presidente da República vai lançar agora, no mês de junho, um pacto pela alfabetização na idade certa. E ainda vai apoiar os estados, não só na indução técnica, mas financeira – nos coordenadores, na qualificação, no material didático, na avaliação”, disse.

 

“Esse tem sido um cuidado que nós temos muito grande, porque quem executa a política na ponta são os estados e municípios”, completou.

 

Responsabilidade conjunta

 

O ministro ponderou ainda que para que haja um crescimento expressivo nas notas do Ideb em Mato Grosso é preciso também a cooperação dos municípios.

 

“É claro que não depende só do Mauro. Depende de toda a cooperação que ele faça com todos os municípios do Mato Grosso, porque o ensino fundamental é a responsabilidade dos municípios, mas o Estado entra nessa parceria”, disse.

 

“A responsabilidade do Estado é do ensino médio. Mas quando o menino não faz um bom ensino fundamental, ele já chega ruim no ensino médio”, completou.

 

Santana ainda revelou que, conforme levantamento do Governo Federal, apenas 64% dos alunos que saem do ensino fundamental terminam o médio. 

 

“Nós estamos perdendo muitos jovens e crianças nesse País. Nós não queremos perder nenhum e garantir a qualidade da formação dos nossos jovens e crianças nesse País”, disse.

 

O ministro veio a Mato Grosso para assinar parceria para retomada de 71 obras de escolas da educação básica, em diversos municípios do Estado. 

 

Leia mais sobre o assunto:

 

“Em 5 anos, Educação de MT será uma das 10 melhores do País”

 

Mendes quer Educação de MT entre as melhores em cinco anos



Mídia News