Mendes: “Brasil precisa construir novo modelo de tributação”

O governador Mauro Mendes (União) afirmou que, se o atual plano de Reforma Tributária proposto pelo Governo Federal entrar em vigor, Mato Grosso terá resultados catastróficos na economia.

 

Mendes se reuniu na última semana com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para sugerir alterações no texto da reforma, visando que Mato Grosso seja menos prejudicado.

 

Segundo ele, com o atual modelo proposto Mato Grosso passará a ser o Estado que menos arrecada Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 

“Nos últimos dez anos, Mato Grosso foi o Estado que mais cresceu a arrecadação do ICMS. Quando se olha os super ganhadores com a reforma, são os Estados que menos produzem”, disse Mendes.

 

“Uma mudança estrutural não pode provocar um resultado catastrófico. O Brasil não precisa fazer uma reforma, mas construir um novo modelo de tributação”, afirmou.

 

O govenador disse que a conversa com Haddad foi produtiva e que o ministro se comprometeu a liberar o texto da Reforma Tributária para que ela seja discutida com clareza.

 

“Ele concordou comigo, gostou muito da conversa porque foi técnica. Mostrei para ele pontos de problemas e, ao final, ele disse que foi a melhor reunião que teve”.

 

“O relator [Aguinaldo Ribeiro] fez com ele, na nossa frente, um compromisso de liberar o texto da reforma. Até então, estamos debatendo algumas premissas, mas o texto ninguém conhece. Uma vírgula e outra podem fazer enorme diferença para algo que vai impactar na vida de todos os Estados”, concluiu.



Mídia News