Ouvidoria Itinerante Agerbarra: Indo até o cidadão para informar
Assessoria / Agerbarra
A Agerbarra, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados, anuncia a realização da Ouvidoria Itinerante, um projeto iniciado em abril com sua primeira ação no centro comunitário da Vila Maria, em Barra do Garças. O objetivo principal deste projeto é expandir seus canais de comunicação, atender as regiões com maior índice de reclamações e agilizar a resolução de problemas.
A iniciativa da Ouvidoria Itinerante surgiu da necessidade de melhorar a divulgação e o atendimento da agência, demonstrando à população a existência de um órgão que regula e fiscaliza os serviços de água e esgoto no município.
Darlon Eduardo Vanni, ouvidor da agência reguladora, destacou que para registrar uma manifestação na Agerbarra é necessário tentar resolver primeiro o problema com o prestador de serviços de água e esgoto do município. E no caso de omissão da concessionária ou o não atendimento dentro do prazo, o usuário deverá procurar a ouvidoria da Agerbarra com o protocolo de sua manifestação, para que a agência possa notificar a prestadora de serviços.
Fernando Farias, diretor de ouvidoria Agerbarra, salientou que o projeto Ouvidoria Itinerante busca atingir o usuário que desconhece tanto a função do prestador de serviços de água e esgoto, quanto a existência de um canal de Ouvidoria para a resolução de problemas. Ela se apresenta como a legítima representante dos interesses dos cidadãos, com autoridade para atuar em sua defesa e encaminhar suas demandas às instâncias aptas.
O Diretor Presidente da Agerbarra, Clerismar Ferreira, enfatizou que um dos intuitos deste projeto é levar ao conhecimento da população a Tarifa Social sobre o serviço Público de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Barra do Garças, destinada a beneficiar, com desconto de até 50% sobre as tarifas de consumo mensal relacionadas a estes serviços, a população reconhecidamente carente cujo consumo mensal de água não ultrapasse 15 m³/mês.
Durante o evento, os moradores poderão conhecer, entender e visualizar os serviços prestados pela Agerbarra. Além disso, será uma oportunidade para expor preocupações, fazer sugestões, reclamações e denúncias, que serão devidamente documentadas e analisadas para futuras melhorias nos serviços.
No evento, a concessionária ficará disponível para a realização dos seguintes serviços: cadastro na Tarifa Social, parcelamento de débitos, pagamento de contas, emissão de segunda via da conta, reparos e orientações sobre o consumo de água. O Procon também se fará presente para ouvir e esclarecer quaisquer dúvidas dos consumidores.
A Ouvidoria Itinerante é uma oportunidade para os moradores do jardim Nova Barra expressarem suas demandas e serem ouvidos. O convite está aberto a toda população para participar deste momento importante e contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos. Na oportunidade haverá também vários atrativos para incentivar a participação do público, como pula-pula para as crianças, distribuição de pipoca e algodão doce. Além de palestras com ouvidores e fiscais.
A Ouvidoria Itinerante da Agerbarra é mais do que uma ferramenta de comunicação; é uma aliada da população na garantia de seus direitos e na fiscalização dos serviços essenciais de água e esgoto. O evento será realizado no dia 01 de julho às 09:00 da manhã no salão comunitário da capela São João Batista, na rua da Esmeraldas no jardim nova Barra no município de Barra do Garças. Participe, sua voz é essencial!