Seminário apresenta principais tendências do planejamento estratégico no marketing político
De olho nas tendências de comunicação para as próximas eleições, dezenas de políticos, comunicadores e assessores participaram do Seminário Nacional de Gestão de Comunicação Governamental e Mandatos, que reuniu na última quarta-feira (14), palestrantes de renome para apresentar as principais ferramentas e estratégias que prometem ser o grande diferencial da comunicação e marketing político.
O evento foi o maior encontro do segmento realizado neste ano em Mato Grosso, sendo promovido pela agência Comunica 360 Marketing e Inteligência Digital, em parceria com a Neoplace Technologies e Agência Nuvem. Com o seminário, Cuiabá entra na rota de grandes eventos do segmento de marketing político.
E para mostrar como a forma de se comunicar evoluiu, assim como as ferramentas utilizadas para este fim, o marqueteiro da empresa Comunica 360, Marcelo Senise, palestrou sobre como a comunicação é um dos pilares de todos os projetos, especialmente os políticos. Segundo ele, a comunicação precisa ser realizada de uma maneira clara, eficaz e direta.
Senise falou ainda sobre a importância de acompanhar o momento “disruptivo” que a sociedade tem vivido e entender de que forma a inteligência artificial pode contribuir para deixar a comunicação mais eficiente. Esses temas foram tratados ao longo de sua palestra intitulada”Do Palanque nas Ruas, as Redes Sociais e Inteligência Artificial “.
“Foi uma palestra que mexeu muito com as pessoas. A gente sentiu a interação e depois o nível das perguntas foi muito bom. As pessoas estão curiosas em entender como a inteligência artificial pode contribuir em suas atividades. Em Mato Grosso, o profissional de comunicação está ávido por oportunidade de conhecimento. E eu acho que a minha grande missão foi essa, de repassar o aprendizado”, disse.
Assim como uma comunicação eficiente faz a diferença, é preciso entender que o planejamento estratégico também é fundamental para quem deseja ter sucesso em projetos políticos. Para isso, o consultor, estrategista digital e marqueteiro Fred Perillo apresentou o Methodo M — Mapa Mental Marketing de Mandato”, que ensina como fazer planejamento estratégico de mandatos políticos, em sete passos.
“Falei do método de planejamento de mandato, mas que serve para campanha também. E o raciocínio é simples: não dá para fazer na gambiarra, não dá para fazer de qualquer jeito. Comunicação política, seja de mandato ou eleitoral, tem que ser planejada. E existem alguns caminhos para fazer isso. O que eu trouxe não é invenção da roda, não é nenhuma grande novidade, mas o método é coerente para se fazer”, disse.
Além do planejamento, segundo Perillo, é preciso pensar também no conteúdo que se deseja transmitir, pois o grande desafio é atrair a atenção das pessoas para o conteúdo diante de tantos assuntos disponíveis, especialmente nas redes sociais.
“Hoje o cidadão é impactado por milhares de conteúdos ao longo do dia e como é que um conteúdo político institucional, muitas vezes chato, pode chamar atenção? Para isso existem dicas, técnicas e alguns gatilhos que eu apresentei. Acredito que o conhecimento é poder. Informação é poder, e quem está informado está mais preparado do que o oponente”, afirmou.
O gerenciamento de crises também foi debatido durante o painel “Gestão de Crise – Um Tema e Três Perspectivas”, que reuniu os jornalistas Onofre Ribeiro, Fábio Monteiro, Igor Taques, além de Marisa Batalha. Eles debateram sobre a gestão de crise, as ações para controle da situação e o trabalho para reconstruir uma reputação afetada.
O comentarista político Onofre Ribeiro discorreu a visão dos jornalistas. O proprietário da empresa Dialum Assessoria de Imprensa & Comunicação Estratégica, Fábio Monteiro, falou de acordo com a atuação das empresas de assessorias. Já Igor Taques, da TV Cidade Verde, deu voz aos veículos de comunicação. A mediação do debate foi feita pela jornalista Marisa Batalha.
“Nem tudo tem solução. Mas existem remédios para tudo. Pessoas públicas devem responder sempre ao público. A pessoa sempre deve uma satisfação. Quem fala primeiro, fala ‘a verdade’. Seja mentira ou não. A manifestação é sempre necessária, assim como também é preciso saber de que forma se manifestar. E ter essa compreensão é o que faz a diferença em uma comunicação de sucesso”, pontuou Fábio Monteiro.
Encerrando o evento com chave de ouro, o especialista em marketing político digital, Rodrigo Gadelha, palestra sobre o “WhatsApp como ferramenta para a comunicação governamental e de mandato”. Ele desenvolveu sua própria metodologia de planejamento estratégico, a RG Moebius, usada em campanhas eleitorais e, através dela, demonstrou aos participantes do seminário sobre como o WhatsApp tem 70% mais de efetividade do que outras redes.
Realização
Para Magaiver Max, da Comunica 360, o evento foi uma oportunidade ímpar de adquirir conhecimento e elevar o nível da comunicação ao mesmo patamar dos profissionais de grandes centros brasileiros. O Seminário de Gestão de Comunicação Governamental e Mandatos já foi realizado em Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo e chegou em Cuiabá graças à Comunica 360.
A Comunica 360 é uma empresa especialista em comunicação, marketing, inteligência digital e inteligência artificial, com ênfase em marketing político, governamental e eleitoral. Trata-se de uma agência com foco em monitoramento, especialmente na área de inteligência artificial e, através do seu know-how, quer colocar Cuiabá na rota de grandes eventos do segmento.
“Tivemos aqui prefeitos, vereadores, além dos comunicadores, e muitas pessoas de fora da Capital, que vieram de longe participar. Isso é uma demonstração de que hoje todo mundo se preocupa com a qualificação. A comunicação hoje está mudando a passos largos. Quem não se aprimorar e se capacitar, vai ficar para trás. Por isso, hoje nós falamos de inteligência artificial, falamos de mobilização, planejamento e tantos outros assuntos. Um evento enriquecedor”, conclui Magaiver Max, da Comunica 360.
Apoiaram o evento a Assembleia Legislativa, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Prefeituras Municipais e as Câmaras de Vereadores.