Ação conjunta combate furto de água tratada em MT
No primeiro semestre do ano, foram identificadas 5.103 irregularidades no sistema de abastecimento pública de Cuiabá, número significativo diante do impacto negativo para a população. Reforçando as ações de fiscalização, uma parceria importante surge a favor do abastecimento urbano. A Águas Cuiabá, do grupo Iguá Saneamento, Polícia Judiciária Civil e Politec uniram esforço em ação conjunta para a fiscalização de furto de água tratada. Entre as principais irregularidades identificadas, estão alterações em hidrômetros que impedem a medição do consumo, violação da suspensão que foi realizada pela Concessionária, desvios de ramais e ligações clandestinas.
Levantamento da concessionária revela que no período de janeiro a junho de 2023, foram fiscalizadas 23.625 matrículas em Cuiabá e 5.103 delas apresentaram irregularidades. Os impactos interessam a toda a comunidade: o consumo de água nas ligações clandestinas é habitualmente dez vezes maior que numa ligação regular, prejudicando o abastecimento daqueles que pagam a fatura em dia e aumentando a incidência de perdas por meio de vazamentos. Também há riscos de contaminação da água tratada que circula pelas tubulações da rede de abastecimento.
O cálculo do prejuízo impressiona. “Considerando o consumo médio de água das 5.103 ligações irregulares identificadas neste primeiro semestre do ano, chegamos a um total de 714 mil metros cúbicos de água “drenados” por essas ligações irregulares. Nós estamos falando de um volume suficiente para encher 285 piscinas olímpicas! É muito alto e ações e parcerias como essa que estamos ampliando com a Politec e a Polícia Civil são necessárias para garantir uma distribuição de água segura e regular a toda a população cuiabana. Água é um patrimônio público que precisa ser cuidado por todos”, pontua Julie Campbell, diretora operacional da Águas Cuiabá.
Processo de notificação – Após a identificação da fraude pela equipe técnica da concessionária, o morador é notificado e recebe o prazo de 15 dias para a apresentação da defesa. Após a notificação, a concessionária atua na regularização da fraude. Caso não apresente defesa no prazo estipulado, o cliente é multado conforme Tabela de Infração, disponível no site da Águas Cuiabá. Por ser considerado crime no Brasil, quem comete furto de água também pode responder criminalmente. A prática é enquadrada como atentado contra o patrimônio público, segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, e o infrator pode receber pena de reclusão de até quatro anos.
Os moradores que identificarem ligações clandestinas em redes de abastecimento ou fraudes em hidrômetros devem denunciar pelos canais de atendimento: 0800 646 6115 (ligação gratuita) ou pelo WhatsApp (65) 9 9276-6008.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br