Barra do Garças é a décima cidade do país a receber a Expedição Cirúrgica, explica fundador do projeto
Com profissionais altamente qualificados, o projeto oferece 5 especialidades médicas para a população da cidade anfitriã
Secom-BG
Desde o último domingo (2), a cidade de Barra do Garças tornou-se a décima cidade no Brasil a receber a renomada Expedição Cirúrgica, um projeto inovador da Universidade de São Paulo, que leva atendimento médico especializado para diversas regiões do país. Até agora o projeto já realizou mais de 50 cirurgias e 520 exames.
O fundador do projeto, médico e professor, Dr. Maurício Abrão, explica que a Expedição conta com profissionais altamente capacitados e contribui, também, para a formação social, acadêmica e profissional dos alunos da universidade. “Faremos mais de 100 cirurgias aqui na cidade. Somos uma equipe bem grande, com profissionais de excelência e com formações em diferentes especialidades médicas”, disse.
A “Expedição Cirúrgica” é o maior mutirão de consultas, exames e cirurgias pouco invasivas de Barra do Garças. Os atendimentos estão sendo realizados no Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck e no Centro de Referência Regional de Especialidades em Saúde (CRRES), e contam com cinco especialidades médicas para atender a demanda da população.
Cerca de 70 profissionais do projeto, incluindo médicos ginecologistas, cirurgiões, radiologistas, anestesistas, enfermeiros, entre outros, juntamente com os servidores da rede municipal de saúde de Barra do Garças, atenderão mais de 1.000 pacientes até o dia 9 de julho.
Ao todo, serão realizadas mais de 100 cirurgias, além de 1.000 ultrassonografias e implantes de DIU’s. “O projeto é incrível e a população está feliz, não só por conseguirem fazer os exames e as cirurgias, mas também porque estão sendo muito bem atendidas pelos médicos visitantes”, disse o prefeito da cidade, Dr. Adilson.
Para o fundador do “Expedição Cirúrgica”, o maior legado é ofertar melhoras objetivas no atendimento em Saúde das cidades por onde o projeto passa, além de desenvolver o pensamento crítico e a responsabilidade social nos novos profissionais da medicina. “Estamos na décima versão do projeto e, desde quando começamos, o objetivo maior é dar assistência aos pacientes, estimulando a cidade a pensar em tratamentos menos invasivos”, contou o Dr. Maurício.
Os pacientes atendidos no projeto “Expedição Cirúrgica” são aqueles que já aguardavam na lista de espera, e que se encontraram aptos para os procedimentos cirúrgicos ao passarem pela triagem em abril. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os demais pacientes que aguardam na lista de espera continuarão sendo atendidos com os procedimentos cirúrgicos realizados com a equipe do município.